quarta-feira, 16 de maio de 2012

Jesus acalma a tempestade!

Mateus 8:23-26; Marcos 4:35-41; Lucas 8:22-25 Introdução: O mar da Galiléia tem 13 milhas de comprimento e 7 milhas de largura. Este lago de água doce fica situado a mais de 620 pés abaixo do nível do mar, sendo assim o corpo de água doce mais baixo do mundo. O Monte Hermon [do qual a neve, derretendo, forma o lago ou “mar” da Galiléia] chega a 9200 pés de altitude. De maio a outubro ventos fortes sopram frequentemente por entre os montes e pelos vales, causando tempestades extremamente violentos, de uma hora para outra. Em torno do mar da Galiléia – ou Tiberíades (João 6:1) – havia uma indústria pesqueira bem-sucedida. (The MacArthur Study Bible, de John MacArthur). A história: Jesus havia contado várias parábolas para a multidão de ouvintes que O estavam seguindo. Aliás, tudo que Ele dizia para o povo, dizia em parábolas e depois, à sós, explicava tudo aos Seus discípulos. No mesmo dia, à tardinha, Jesus disse aos Seus discípulos: “vamos para a outra margem do lago.” Deixando a multidão para trás, lançaram o barco às águas, acompanhados de alguns barcos pequenos. Ao navegarem, Jesus acabou adormecendo na popa, sobre um travesseiro. Mas surgiu de repente um grande temporal, com uma tremenda ventania, e as ondas batiam contra o barco, que começou a se encher de água! Os discípulos chegaram até Jesus e perguntaram: “Mestre, o Senhor não se importa que estamos prestes a morrer?” Jesus despertou e repreendeu o vento e ordenou às ondas: “Calma! Fiquem quietas!” O vento parou e no lago tudo fico calmo. Jesus então perguntou: “por que vocês estão tão apavorados? Onde está a sua fé?” Os discípulos ficaram tomados de um grande temor e exclamaram uns aos outros: “Quem é Este – que até o vento e as ondas lhe obedecem?” Perguntas para Reflexão e Ação 1) Por que Jesus logo dormiu ao partirem para a outra margem do mar da Galiléia? [R.: Estava cansado] - O que isso mostra sobre a Sua natureza? [R.: Era humano] 2) O que você sentiria se estivesse no lugar dos discípulos quando a tempestade chegou e bateu forte? - Os discípulos tinham experiência com barcos? [R.: Claro! Esse tinha sido o seu ganha-pão, seu dia-a-dia] - Conheciam bem o lago? [R.: Sem duívida! Ali haviam navegado muitas vezes. E provavelmente ouviram de muitos naufrágios naquelas águas diante de circunstâncias semelhantes]. Comunidade Batista Brasileira do Sul da Florida • Pastor: Francisco Silva • Professor: John Hatton3) Onde estava Jesus? Estava longe ou perto? [R.: Jesus estava na popa, na parte da frente do barco. Mesmo dormindo, sossegado, Ele estava adiante de Seus discípulos, no comando da situação; Ele estava perto – estava literalmente “no mesmo barco” com eles]. 4) Os discípulos tinham razão em questionarem a Jesus daquele jeito? Por que? [R.: Questão em aberto. Mas é claro que devemos sempre clamar e perguntar com respeito, sabendo que, quer entendamos ou gostemos ou não, Deus sempre sabe o que faz]. - Você já questionou alguma ação (ou falta dela) por parte de Jesus? Você já reclamou com Deus, dizendo algo como: “por que que o Senhor está me deixando passar por isso?!” [R.: Questão em aberto]. - Eles realmente corriam perigo de vida? [R.: Questão em aberto. Mas, humanamente é bem possível que naufragassem. O fator que mudava tudo era que Jesus estava presente no barco com eles; eles estavam sob Sua proteção]. 5) Por que será que Jesus não tomou a iniciativa de acalmar a tempestade, de resolver o problema antes dos discípulos O abordarem e pedirem? [R.: Tudo que Jesus fazia durante aqueles 3 anos com Seus discípulos tinha o propósito de lhes ensinarem, por exemplo e na prática, como viverem de acordo com a vontade de Deus. A fé dos discípulos estava sendo testada. Quem sabe, ao saírem, viram como Jesus estava cansado e pensaram que esta seria uma boa oportunidade para assumirem a direção da operação de travessia – afinal, eles conheciam bem este lago e Jesus parecia tão fraco e necessitado. Ledo engano!]. 6) Qual foi a reação de Jesus imediatamente após despertar? - Do que tratou primeiro [R.: Primeiro cuidou do problema que ameaçava Seus discípulos; depois se dirigiu aos discípulos e tratou de sua deviciência espiritual]. - Sua reação quanto aos Seus discípulos foi justificada? [R.: Sem dúvida! Para começar, Jesus nunca erra – Sua avaliação é sempre certeira. Seus discípulos deviam saber, a esta altura, Quem Jesus realmente era. O instinto de preservação os levou a ter medo de se afogarem, e isso é humano e normal. Mas eles deveriam ter uma fé como de uma criança que, estando nos braços do pai, não teme nem os maiores perigos que se apresentam. A lei da fé cancela a lei do medo.] 7) O que o poder demonstrado por Jesus sobre as forças da própria natureza nos ensina sobre Sua identidade e natureza? [R.: No início da história vimos sua Natureza humana. Agora vemos Sua natureza divina!].

3 comentários:

  1. Olá!
    Aleluiaaa!!! =)

    venho para chama vc para reuniao dde plano de negocio que vai ser hoje quinta feira as 20h na rua Caracas, 12- Araças - VV
    qualquer coisa manda msg para 9900-0550. tá!! aguardo!

    ResponderExcluir
  2. todas as terças e quintas feira sempre tem reuniao... amém
    aqui fala é fernanda (aquela da msg do cel)

    ResponderExcluir
  3. Amém, Fernanda Deus te abençõe entrarei em contato, com você, no seu celular, amémm.

    ResponderExcluir