terça-feira, 8 de outubro de 2013

Jornal Semeadores de Cristo 10º edição:




10 Formas de Fazer as Crianças Orarem





Para que possamos influenciar a criança em sua vida de oração, é necessário que venhamos a :

1- Ser uma pessoa de oração! Visto que as crianças aprendem a partir daquilo que vêem em seu ambiente, o elemento fundamental para ensinar crianças menores a orar é sermos pessoas de oração.

2 - Usar linguagem apropriada e do dia a dia com elas, e ver que as orações sejam breves, simples, sinceras e diretas. Assegure-se de orar a respeito de fatos do dia a dia a fim de que cada criança possa compreender. Por exemplo: toda vez que ouvir as sirenes do carro de bombeiros, pare! Profira uma oração em voz alta. Faça-a com as crianças.

3- Fazer da oração uma prioridade! Defina uma hora e lugar acolhedor e amoroso para ajudar as crianças a aceitarem a Deus. Prepare um lugar aconchegante de oração para ser usado antes do início do programa. Você pode incluir uma Bíblia para crianças, almofadas macias, música suave e relaxante como também livros sobre a oração e apropriados à faixa etária

4- Tornar a oração uma rotina! As crianças apreciam a rotina e assim esta deve ser incorporada sempre que possível. Por exemplo, comece o dia com uma oração cumprimentando a Deus: “Pai celestial, ouça a minha oração. Que eu esteja sob o Seu amor e cuidado. Sê meu guia em tudo o que eu fizer hoje. Abençoe aqueles que me amam e a todas as crianças também”. Se durante a programação as crianças forem comer algo, profira esta linda oração: “Obrigado Senhor Deus por este mundo tão belo. Obrigado pelo alimento”.

5- Praticar a oração de improviso! Quando a criança o procura com uma preocupação ou problema, pare e faça uma oração com ela. Peça a direção de Deus. Por exemplo, você pode dizer: “Querido Deus, por favor, ajuda o José a ser melhor. Ajuda-o a partilhar seus brinquedos especiais com seu amigo João”. Por meio de nosso apoio podemos instilar a idéia de que podemos conversar com Deus, a qualquer ora e de que Ele sempre irá ouvir.

6- Usar orações diferentes! Como adultos usamos orações de agradecimento, de adoração, de petição e de louvor. Agradecemos a Deus pela melhor parte de nosso dia e sempre que algo bom acontece – não importa o quão pequeno – dedicamos um minuto para mostrar gratidão. Devemos ensinar isso às crianças. Muitas vezes agradecemos a Deus por Suas bênçãos; devemos incentivar aqueles que estão aos nossos cuidados a fazerem o mesmo.

7- Incorporar atividades práticas sempre que possível! É boa prática planejar formas de permitir às crianças se movimentarem, ver ou tocarem como parte da lição. Crie uma colagem de “Obrigado, Deus” em sua classe e desenhe ou escreva suas orações. Elas podem também mostrar ou dizer como Deus respondeu a cada um. Para as crianças muito pequenas, alguém pode escrever por elas.

8- A cada momento dirigir a atenção das crianças para a Criação de Deus! Dê apoio ao senso natural de admiração e temor daqueles que estão sob sua responsabilidade. Agradeça a Deus, espontaneamente, ao ver um arco-íris depois de uma tempestade, ou as flores da primavera. Diga: “Vejam o que Deus fez para nós"!

9- Convidar as crianças a orarem por motivos específicos! Troquem idéias com as crianças e falem a respeito de situações e de pessoas por quem orar. Torne suas orações significativas ao orar especificamente por crianças da sala, pelas vítimas de alguma catástrofe local ou em outra região.

10- Celebrar a oração de cada criança! Alimente a auto-estima e elogie a oração proferida pela criança. “Muito bem, você fez uma oração muito bonita!” “Obrigado, (nome da criança). Deus fica feliz quando nos dirigimos a Ele”.!

Para ajudar a manter o jornal, se sentir de Deus a colaborar com este trabalho, não importa o valor:
Banco Itaú: Agência 6475 Conta Corrente: 09124-2.

Editorial:


Quão formosos os pés dos que anunciam
"E como pregarão se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas."
(Romanos 10; 15).


Deus não te chamou para ficar sentado no banco da Igreja, Deus escolheu você para pregar o Evangelho pelos quatro cantos da terra: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15)".

Como diz o versículo 15 do capítulo dez de Romanos "Quão formosos são os pés dos que anunciam...". Você, como escolhido do Senhor, é sal da terra e luz do mundo, e onde colocar a planta de seus pés, a glória de Deus se fará presente.
O foco do escolhido de Deus deve ser Jesus, e levar a Palavra para todos, e não se preocupar com títulos, cargos, posições e etc.

Aquele que possui o chamado de Deus deve se esforçar, zelando pelo ministério que lhe foi concedido, buscando, aprendendo, orando, lendo a Bíblia, e etc. Deus não chama os capacitados, mas Ele capacita aos que chama.
Tenha amor pela obra de Deus, você é alguém, um escolhido do Senhor.
As vezes é necessário renunciarmos algumas coisas para que façamos a obra de Deus, para que haja dedicação. Deus tem uma obra especial na vida de cada escolhido.
Faça a vontade de Deus, e assim você terá uma vida abençoada.
Ajude-me em oração, ore e participe desta obra, seja um voluntário, e me ajude a espalhar a palavra do Senhor, pelo Brasil e exterior.
Que a paz do Senhor Jesus esteja com você.

Evangelista Andréia Silva.




Reflexão:

Marcha das Mulheres Livres (Marcha das Vadias)

Hoje em dia as mulheres são taxadas de vadias por qualquer motivo. Jovens, meninas, mulheres de todas as idades recebem esse adjetivo até mesmo de outras mulheres, por causa de discussões, diferenças de opiniões, rivalidades, brigas com namorados ou maridos e, pasmem, até mesmo quando a mulher é estuprada, por mais incrível que pareça.

Foi por este último motivo que surgiu a Marcha das Vadias, que acontece no último final de semana de maio, em vários locais no Brasil, como parte de um movimento internacional. O nome veio em razão da palavra de um policial canadense a respeito de segurança em uma universidade na qual estavam acontecendo vários casos de estupro. Como medida de prevenção, orientou as mulheres a não se vestirem como vadias.  

As palavras do policial se tornaram o mote para a marcha, um protesto contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro pediram isso devido as suas vestimentas. Para impactar a opinião pública, as participantes usam roupas provocantes como blusinhas transparentes, lingeries, saias, salto alto ou apenas sutiã e escrevem frases pelo corpo.

É lógico que a roupa da mulher, ou a falta dela, não justifica o estupro, mas isso não significa que concordamos que uma mulher possa vestir-se de maneira indiscreta, expondo o seu corpo indevidamente. Mas ainda que assim seja, nada justifica o estupro, ou o uso da palavra vadia para ofender uma mulher e, muito menos, como nome para uma Marcha. "Pra mim, o nome ideal seria 'Marcha das Mulheres Livres', mas não teria tanto impacto na mídia", opina Tica Moreno, blogueira militante (www.tpmrevista.com.br).

As mulheres enfatizam um termo pelo qual são estigmatizadas, procurando dar a ele um significado positivo. "Eu acho muito difícil reapropriar o significado de um nome”, afirma Lola Aronovich, professora da Universidade Federal do Ceará, e cronista de cinema, também na revista TPM.

É lamentável que uma mulher cristã não possa participar de um ato de protesto, legítimo e que busca a justiça, por causa da maneira como ele acontece. Sentimo-nos constrangidas pelo nome e pela forma como as mulheres são expostas na marcha. Não é porque uma mulher cristã é escolarizada e militante que se justificam atitudes que depõem contra seu testemunho cristão, por mais que saibamos que devemos empreender todos os esforços para combater o estupro.

Muitos dos sofismas deste tempo trabalham sutilmente contra os nossos valores mais profundos e relativizam a integridade de uma mulher. Nossa maneira de lutar também passa pela ética cristã: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus” (II Ct 10.3).
(Pra. Zenilda Reggiani Cintra, publicado em OJB 08julho2012).

Escola Bíblica dominical:


Lições Bíblicas CPAD

Jovens e Adultos

Lição 2.
Elias, O Tisbita:
Texto Áureo:

“E ele lhes disse: Qual  era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras? E ele lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tisbita” (2 Reis 1.7,8).

Convido antes de iniciarem o Estudo, abrir sua Bíblia, em: 1 Reis 17.1-7.

introdução

Elias foi um dos mais destacados servos de Deus mencionados no Velho Testamento. Ele testificou de Deus no meio da idolatria, enfrentando o rei de Israel, sua ímpia rainha, Jezabel, e os 450 profetas de Baal (1Rs 18); ele orou a Deus, e não choveu naquela terra por três anos e seis meses. Contudo, “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos” (Tg 5.17). Este homem simples, sem origem definida, aparece na história do povo escolhido e deixa marcas indeléveis na história Bíblica. Foi o grande profeta levantado por Deus no reino de Israel (o reino do norte, o reino das dez tribos), num momento de grave crise espiritual. Ele confiou, não em si mesmo, mas na força do Senhor (1Rs 18.46), e viu o cuidado do Senhor durante o seu ministério. Em três ocasiões diferentes, o Senhor providenciou alimento de forma milagrosa para Elias, alimento indispensável para que ele pudesse continuar testemunhando do Senhor: junto ao ribeiro de Querite (1Rs 17.5,6), na casa da viúva de Sarepta (17.9) e no deserto (19.4-7). A vida de Elias ensina-nos que a determinação, isto é, a disposição firme de servir a Deus e cumprir o seu ministério é qualidade indispensável para alcançarmos a vitória espiritual. Tenhamos todos uma excelente e abençoada aula!

1. A IDENTIDADE DE ELIAS

1. Sua terra e sua gente. Elias é daquelas personagens da Bíblia de que nada ou quase nada sabemos antes do início do seu ministério. Elias surge nas páginas sagradas em I Rs.17:1 e de forma repentina, sem qualquer explicação, nem mesmo da sua genealogia, como é costumeiro fazer-se quando se trata, pelo menos, de personagens da história de Israel. É apresentado apenas como “Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade”. Seu nome, que, em hebraico é ‘Eliáhu” (“Elias” é a forma grega do nome), significa “YAH é Deus” [YAH (JÁ) é uma forma abreviada do nome divini YAHWEH (JAVÉ), traduzido em português como “SENHOR”. O nome de Elias corresponde ao tema do seu ministério: “o Senhor é Deus e não existe outro” e sintetiza de forma sublime, todo o seu ministério profético: demonstrar ao povo do reino de Israel que o seu Deus é YAHWEH, o mesmo “Eu sou o que sou” que havia Se revelado a Moisés no monte Horebe. Além do local de origem, sobre Elias é revelado apenas que se tratava de um judeu que tinha um modo característico de trajar-se, diferente do modo usual dos judeus de seu tempo, tanto que bastava a descrição desta vestimenta para identificá-lo: “…um homem vestido de pêlos e com os lombos cingidos de um cinto de couro…” (2Rs 1.8). Isto nos dá a entender que Elias deveria ter uma vida mais ou menos retirada da comunidade, uma espécie de “eremita” no deserto, o que, aliás, inspirou algumas ordens religiosas cristãs, notadamente a ordem dos “carmelitas”, que se inspiraram em Elias para construir a sua vida monástica.
2. Sua fé e seu Deus. O próprio nome Elias, que significa "YAHWEH é Deus" ou "YAHWEH é meu Deus", já expressa seu caráter e sua função na história bíblica. O nome Elias corresponde à missão do profeta e à sua mensagem. E como a consideração disso deve tê-lo encorajado! Podemos também juntar ao seu extraordinário nome o fato de que o Espírito Santo designou Elias como “o tesbita”, o que muito significativamente quer dizer aquele que é estrangeiro aqui. Também temos de perceber um detalhe adicional que ele era “dos habitantes de Gileade”, cujo nome significa Rochoso — por causa das características montanhosas daquele país. É sempre alguém assim que Deus levanta e usa numa hora crítica: um homem que seja totalmente dEle, separado da perversidade religiosa do seu tempo, e que habita lá no alto; um homem que, no meio de terrível decadência, sustenta no coração o testemunho de Deus. Ele foi um campeão do monoteísmo de YAHWEH. É ele quem mantém a fé em YAHWEH entre o povo e quem luta com vigor pelos Seus direitos. Sua árdua luta contra todo sincretismo religioso faz deste profeta, que "surgiu como fogo e cuja palavra queimava como uma tocha", uma figura de primeira linha na sucessão das duas Alianças. Enquanto o livro apócrifo do Eclesiástico (48.1-11) canta suas glórias, os livros dos Reis nos contam sua vida de forma ampla. Nesta narração distinguem-se dois ciclos: "o ciclo de Elias" (1Rs 17 - 2Rs 1,18), que se centra na atividade do profeta, e o "ciclo de Eliseu" (2Rs 2-13), que começa com o arrebatamento de Elias, momento em que Eliseu o sucede. “Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra” (1 Reis 17.1). Deus, triunfantemente, agora levanta uma poderosa testemunha para Si mesmo. Elias nos é aqui apresentado da forma mais abrupta. Não há registro da sua parentela nem de como ele vivia. Não sabemos nem a que tribo ele pertencia, apesar de que o fato de que ele era “dos habitantes de Gileade” indique provavelmente que ele pertencia ou a Gade ou a Manassés, porque Gileade se encontrava entre essas duas tribos. “Gileade se situa ao leste do Jordão: era região deserta e rude; suas colinas estavam cobertas de florestas desordenadas; seus terríveis lugares ermos somente eram interrompidos pelo súbito aparecimento dos riachos das montanhas; seus vales costumavam ser freqüentados por ferozes feras selvagens”. “Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos” (1 Reis 19.10). Essas palavras não podem significar menos do que isto: ele tinha profundo amor e preocupação com a glória de Deus, e a glória do Seu nome significava para ele mais do que qualquer outra coisa. Em conseqüência, ele deveria estar sofrendo profundamente e cheio de santa indignação à medida que ficou sabendo mais e mais das terríveis características e da extensão da deserção de Israel de Jeová.
2-. O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS

1. Sua vocação e chamada. Num curto espaço de tempo desapareceu qualquer vestígio da terra de Israel da correta adoração de YAHWEH e uma grosseira idolatria se tornou desenfreada. Adoravam-se os bezerros de ouro em Dã e em Betel, erigiu-se um templo a Baal em Samaria, os “postes-ídolos” de Baal apareceram por todo lado, e os sacerdotes de Baal passaram a dominar a vida religiosa de Israel. Declarava-se abertamente que Baal vivia e que YAHWEH já não existia. É possível perceber o estado revoltante que se havia instalado nesta declaração: “Também Acabe fez um poste-ídolo, de maneira que cometeu mais abominações para irritar ao SENHOR, Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele” (1Rs 16.33). Desacato ao Senhor Deus e perversidade grosseira chegaram ao seu ponto culminante. Isso fica mais evidente do seguinte texto: “Em seus dias, Hiel, o betelita, edificou a Jericó” (v. 34). Isso foi uma terrível insolência, porque no passado já tinha sido escrito: “Naquele tempo, Josué fez o povo jurar e dizer: Maldito diante do SENHOR seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; com a perda do seu primogênito lhe porá os fundamentos e, à custa do mais novo, as portas” (Js 6.26). A reconstrução da amaldiçoada Jericó era uma visível provocação à Deus. Ora, foi em meio a essa escuridão espiritual e degradação que se apresenta no palco da ação pública, com brusca dramaticidade, uma solitária, mas impressionante testemunha do Deus vivo. Um famoso comentarista iniciou as suas observações a respeito de 1 Reis 17 dizendo o seguinte: “O mais ilustre profeta, Elias, foi levantado no reino do mais perverso dos reis de Israel”. Esse é um breve mas exato resumo da situação de Israel naquele tempo: não apenas isso, mas isso fornece a chave para tudo o que se segue. É de fato lamentável contemplar as terríveis condições que prevaleciam. Havia-se extinguido toda e qualquer luz, havia-se silenciado toda e qualquer voz de testemunho da parte de Deus. A morte espiritual havia-se espalhado sobre tudo, e parecia que Satanás tinha de fato conseguido dominar a situação.
2. A natureza do seu ministério. Provavelmente, a questão que mais atormentava Elias era a seguinte: “Como é que eu devo agir?” O que é que ele, um rude e inculto filho do deserto, poderia fazer? Quanto mais pensava nisso, mais difícil deve ter parecido a situação; e sem dúvida Satanás deve ter soprado em seu ouvido: “Você não pode fazer nada; a situação não tem solução”. Mas havia uma coisa que ele podia fazer: entregar-se àquele grande recurso reservado a todas as almas profundamente atormentadas — ele podia orar. E ele o fez: conforme Tg 5.17 nos informa, ele orou “com instância”. Ele orou porque estava persuadido de que o Senhor Deus vivia e governava todas as coisas. Ele orou porque reconheceu que Deus é todo-poderoso e que com Ele todas as coisas são possíveis. Ele orou porque sentiu sua própria fraqueza e insuficiência e por isso voltou-se Àquele que é revestido de poder e é infinitamente autossuficiente. Mas, para ser eficiente, a oração tem de firmar-se na Palavra de Deus, visto que sem fé é impossível agradar a Deus, e a fé “é (vem) pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”(Rm 10.17). Ora, havia uma passagem específica nos livros das Escrituras daquela época que parece ter chamado a atenção de Elias: “Guardai-vos não suceda que o vosso coração se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos prostreis perante eles; que a ira do SENHOR se acenda contra vós outros, e feche ele os céus, e não haja chuva, e a terra não dê a sua messe” (Dt 11.16,17). Era exatamente esse o crime do qual Israel era agora culpado: eles tinham se desviado para adorar deuses falsos. Suponhamos, então, que Deus não executasse esse juízo ameaçador — não pareceria de fato que Jeová não passava de um mito, uma tradição morta? E Elias era “em extremo zeloso pelo Senhor dos Exércitos”, e somos informados que ele “orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra” (Tg 5.17). Por meio disso, aprendemos mais uma vez o que é a verdadeira oração: é a fé que se agarra à Palavra de Deus, alegando-a diante dEle, e dizendo: “faze como falaste” (2Sm 7.25).


3-- ELIAS E A MONARQUIA

1. Buscando a justiça. Elias surgiu no palco da ação pública durante uma das horas mais escuras da triste história de Israel. Ele nos é apresentado no início de 1 Reis 17, e temos apenas de ler os capítulos anteriores para descobrir o estado deplorável em que se encontrava o povo de Deus. Nunca antes essa nação favorecida tinha se afundado tanto. Haviam-se passado cinqüenta e oito anos desde que o reino tinha sido dividido em dois após a morte de Salomão. Durante esse breve período, não menos de sete reis haviam reinado sobre as dez tribos, e todos eles, sem exceção, foram homens perversos. É de fato doloroso traçar o triste curso que seguiram, e ainda mais trágico observar como se tem repetido o mesmo fato na história da cristandade.
2. A restauração do culto. O profeta possuía um nome admirável, rico em significado. Elias pode ser traduzido como “Deus é Jeová” ou “Jeová é meu Deus”. A nação apóstata havia adotado Baal como a sua divindade, mas o nome do nosso profeta proclamava o verdadeiro Deus de Israel. A julgar pela analogia das Escrituras, podemos concluir com segurança que esse nome havia sido dado a ele por seus pais, provavelmente sob impulso profético ou em consequência de orientação divina. No texto de 1Rs 18.31, ficamos sabendo que Elias “tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó”, isso enfatizou a unidade do povo de Israel, apesar da divisão do reino em dois. Dessa forma, salientou que o fato ocorrido no monte Carmelo não era relevante somente para as tribos do Norte, mas para as tribos do Sul, por semelhante modo (Êx 20.25; 24.4; Js 4). Elias não era uma pessoa que havia se misturado com as estruturas religiosas desvirtuadas e contaminadas do reino de Israel. Nos dias de Elias, vivia Israel uma situação espiritual extremamente difícil. O rei era Acabe, filho de Onri, o fundador da terceira dinastia (família real) do reino de Israel, o reino do norte, o reino das dez tribos que haviam se separado de Roboão, neto de Davi (cf. I Rs.12:16-25). Esta terceira família reinante não se apartou do pecado de Jeroboão, o primeiro rei de Israel (reino do norte), que havia criado um culto próprio, fazendo sacerdotes dos mais baixos entre o povo, e levando o povo a adorar dois bezerros de ouro, um situado em Dã e outro em Betel (cf. I Rs.12:26-33), tendo, além disso, Acabe se casado com Jezabel, filha do rei de Sidom, que, ao se mudar para Israel, trouxe com ela o culto a Baal, o deus da fertilidade dos fenícios, criando, assim, um culto rival ao culto a Deus. Servir a Deus nestas circunstâncias não era nada fácil, pois, ou se adotava o culto oficial do reino, criado no tempo de Jeroboão, idolátrico e totalmente desvirtuado das prescrições da lei de Moisés ou, então, se aderia ao culto a Baal, trazido por Jezabel e que alcançou grande popularidade. Isto explica o distanciamento físico não só de Elias mas também dos filhos dos profetas, que não tinham espaço para, com liberdade, servir a Deus em meio a estruturas sociais altamente desfavoráveis a quem buscasse a presença Senhor.
4- ELIAS E A LITERATURA BÍBLICA

1. No Antigo Testamento. Elias foi o principal profeta de YAHWEH quando Acabe e Jezabel estavam promovendo a adoração a Baal em Israel. Elias surge nas páginas sagradas em I Rs.17:1 e de forma repentina, sem qualquer explicação, nem mesmo da sua genealogia, como é costumeiro fazer-se quando se trata, pelo menos, de personagens da história de Israel. Flávio Josefo também fez menção a Elias em suas Antiguidades Judaicas: “Havia agora um profeta do Deus Misericordioso, de Tisbe, uma cidade de Gileade, que veio a Acabe…” (JOSEFO, Antiguidades Judaicas 8:319. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/cgi-bin/ptext?doc=Perseus%3Atext%3A1999.01.0146;query=whiston%20chapter%3D%23115;layout=;loc=8.363 Acesso em: 31 maio 2007) (tradução nossa de texto em inglês).
2. No novo Testamento. No oriente próximo, era prática comum enviar mensageiros que precedessem um rei visitante com o objetivo de anunciar a sua vinda e de remover quaisquer dificuldades ou obstáculos. No Novo Testamento, Elias é apontado como o último desta categoria a aparecer antes da vinda do Senhor, que é o “Anjo da Aliança”. A missão desse mensageiro é trazer o arrependimento antes do dia do Senhor. O Novo Testamento indica este “Elias” como João Batista (Mt 11.14; 17.10; Mc 9.11-13; Lc 1.17).

CONCLUSÃO

Não podemos desfalecer, apesar das dificuldades dos nossos dias, esta é a grande lição que nos legou o profeta Elias. O pecado aumenta e de forma institucionalizada, amparado por leis esdrúxulas, por isso, tem de aumentar a denúncia contra o pecado. Ainda que haja trevas, ainda que muitos se envergonhem do Evangelho e da Palavra de Deus, devemos repetir aquela palavras ditas pelo profeta Miquéias: “Mas, decerto, eu sou cheio da força do Espírito do SENHOR e cheio de juízo e de ânimo, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado” (Mq 3.8). Combatamos o bom combate até que acabemos a nossa carreira. nele, que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8),

Questionário:
1.Qual o significado do nome Elias?                         ________________________________________________________________                                                                                                                      
2. Que fatos autenticam o ministério profético de Elias?
______________________________________________________________________
3. Descreva a atuação de Elias durante a monarquia na qual viveu.
______________________________________________________________________
4. Que fatos podem ser destacados sobre o ministério de Elias no Antigo Testamento?
_____________________________________________________________________
5. Cite pelo menos três referencias bíblicas sobre Elias no Novo Testamento.


Responda todos os questionários, se possível em folha separada, todos estarão concorrendo a brindes, no mês de dezembro. Estarei avaliando todos os estudos, apartir deste mês de Setembro, amém?

O Mundo em seu lar:

O Mundo em Seu Lar:

Entre os divertimentos mundanos existentes hoje, a televisão é o maior bandido no caminho da vida. Está levando as pessoas a um estado de sonolência moral e espiritual. Sua influência maligna tem invadido inúmeros lares. Cenas revoltantes de imoralidade e crime estão penetrando a santidade do lar. Trata-se de algo muito mais perigoso do que as demais influências pecaminosas que existem por todo lado, pois fica dentro de casa – e isto com o consentimento dos pais.
 A maioria dos pais nunca chegou a cogitar a possibilidade de levar seus filhos às casas noturnas, aos cinemas que passam filmes pornográficos, ou a qualquer outro lugar onde se cometem imoralidades. E, no entanto, aquilo que se vê nestes lugares é visto por adultos e crianças – bem na sala de casa. Isto para Satanás tem sido uma vitória de proporções estrondosas! Durante toda a história do homem, será que já houve coisa semelhante para destruir tão completamente a juventude em nível mundial?
É um fato indiscutível que aquilo que se vê com os olhos deixa uma impressão nítida na mente humana. Também é um fato que o que mais se vê na televisão são assaltos a mão armada, brigas, homicídios, e cenas de homens e mulheres bebendo, fumando, dançando – muitas vezes praticamente nus.

Em tudo isso o que está em jogo é a moralidade e a sobrevivência espiritual das multidões. Os milhões de telespectadores, já num estado de anemia moral aguda, e sem força para resistir, estão se alimentando diariamente com uma dieta de brutalidade e crimes violentos, servida por homens totalmente sem escrúpulos.
 Se gasta muito tempo valioso na frente deste aparelho. A Bíblia adverte contra o desperdício de tempo: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Efésios 5:15-16).
Os programas exibidos estão se degenerando cada vez mais. Há um desprezo pela vida familiar. O divórcio, o adultério, e o aborto são apresentados como algo totalmente normal. Antenas parabólicas captam os piores programas de violência e pornografia do exterior. Aparelhos de vídeo possibilitam a gravação de filmes impudentes que passam na televisão – mesmo na ausência da pessoa – para serem vistas na hora que quiser, sem falar nos filmes pornográficos que podem ser alugados. Há programas para desviar a mente humana das realidades da vida, praticamente vinte e quatro hor  Hoje muitas famílias estão perdendo as bênçãos mais ricas da vida – em troca das alfarrobas (leia Lucas 15:16) que este mundo frio oferece àqueles que comem à sua mesa. As novelas, os shows, e a grande variedade de divertimentos apresentados pela televisão nunca poderão substituir aquilo que já se perdeu – a tranqüilidade de um lar onde Deus fica em primeiro lugar. Seria extremamente difícil, num lar onde há televisão, manter um ambiente conducente à vida pura e virtuosa, e praticar aquilo que é verdadeiro, honesto, justo, puro, e amável (leia Filipenses 4:8).as por dia.
 Estamos vivendo nos últimos tempos. Logo, logo os juízos de Deus cairão sobre um mundo que só quer saber de prazer. Sendo que o pecado e a iniqüidade estão se multiplicando por todo lado, o amor de muitos está esfriando (leia Mateus 23:12). Hoje a graça de Deus ainda está à disposição da humanidade, mas quando passar este tempo, não haverá mais oportunidade de escolher o caminho certo. É preferível ficar sem a televisão hoje do que ser o objeto da ira de Deus no dia final, e ser condenado por negligência da sua própria família. “Ninguém pode servir a dois senhores” (Mateus 6:24). “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
 Ao ler estas linhas que dão conta destes fatos assustadores e inquietantes, você sente no fundo de seu coração um desejo de mudar a sua vida; de procurar a verdadeira felicidade? “Pelo que saí do meio deles, apartai-vos, diz o Senhor. Não toqueis nada imundo, e eu vos receberei” (2 Coríntios 6:17).
A verdadeira felicidade não se encontra nos prazeres e paixões momentâneos, mas sim, no tesouro divino de uma consciência limpa e um coração puro. 
Prezado leitor, vamos aceitar o convite que Deus está nos fazendo, e abandonar toda e qualquer coisa que possa nos prejudicar ou corromper. Procuremos antes aquelas coisas que nos podem proporcionar os verdadeiros valores da vida, o amor, e a felicidade, para assim termos corações e lares felizes.
Enviado Pelo PR. Fernando Costa.


Pergunta que vale Prêmio:
Quem fez um machado flutuar?
Continuamos com a nossa pergunta neste mês, valendo um precioso livro Bíblico, para edificação.

Convite EnvelopeEspaço do Leitor



Missões: Oriente médio:
Jabalis é um povo que está na lista dos povos não alcançados no mundo. Jabal é uma palavra árabe que significa “montanha”, sendo assim, chamamos de Jabalis aquelas pessoas que vive as montanhas .Os  jabalis tem uma língua própria e costumes que diferem dos árabes em geral. Terminamos recentemente o mapeamento desse povo, onde descobrimos que cerca de 3.500 Jabalis ainda vivem nas montanhas e um grande maioria de descendentes migrou para as cidades próximas, viajando para as montanhas só nos finais de semana. No entanto, os 3.500 Jabalis  que ainda vivem nas montanhas continuam sem ouvir do Evangelho, devido a diversas barreiras, entre elas a lingüística .Peço que  orem, por esse povo e pelo projeto de tradução. Que em breve possamos ver o primeiro Jabali se rendendo aos pés do nosso Mestre.
Mauricio Savi- Itapevi- SP.



Grata pelo jornalzinho, por tantas bênçãos, que ele vem trazendo, Parabéns. E muito obrigada pelas mensagens, com todas as bênçãos que me dedicou. Estou desde já, orando por você e pelos doentes que com certeza você vai encorajar, através da palavra de Deus, e com as orações. Ah! E gosto muito de ler os testemunhos que são publicados, e também das receitas, eu fiz o bolinho de arroz, ficou muito bom.
A paz do Senhor fico na esperança de receber mais correspondências.
Célia-Niterói-RJ.

Irmã, eu já estou lendo a Bíblia que me enviou, e já comecei ir á Igreja, agradeço a irmã, e a todos que colaboram com o Jornal. Estou muito feliz de estar recebendo o Jornal junto às mensagens, Deus lhe pague, só Deus para lhe recompensar o que está fazendo por mim, peço orações para que Deus me abra uma porta de emprego, e me despeço na paz do Senhor.
Daniel Dantas- São Tomas de Aquino- MG.


Testemunho!
Minha vida antes de confiar em Jesus, era tudo errada achava que era feliz, tinha uma vida que eu queria, nem pensava em ir a Igreja, quando me falavam de Jesus, eu zombava, das pessoas, porque não queria saber do Evangelho, as vezes eu colocava os cachorros para correr atrás dos crentes, para tira-los da minha rua, mas nunca me trataram mal, nem ficaram com raiva, ao contrário, mesmo assim, me tratavam bem, com carinho, eu me sentia o tal, mas os crentes com humildade, sempre me trazia a palavra de Deus, sem medo.
Como foi que chegaste a confiar (crer) em Jesus?
Numa dessas mensagens de um profeta de Deus, ele me disse que o inimigo tinha um grande laço, num certo dia estourou uma onde de guerra, numa boca de fumo, onde tomei dois tiros na cabeça, de forte calibrio, fiquei uma semana de coma, depois que sai do coma, recebi uma notícia, que iria ficar cheio de seqüelas, mais foi ai, que conheci o poder de Deus, uma amiga da família, chegou cheia do Espírito profetizando, que eu iria ficar curado, ali ela orou por mim, daquele dia em diante tudo mudou voltei a andar, e fiquei sem nenhuma seqüela, para honra e glória do nosso Deus. Jesus tem manifestado seu amor em minha vida, apesar de está preso desde 2006, eu nunca mais larguei a palavra de Deus. Antes só andava armado, hoje só ando com uma armadura, a Bíblia Sagrada, falando da salvação para todos.
O Jornal Semeadores representa muito para mim, pois  através dele, muitos estão lendo e estudando a palavra de Deus aqui, e muitos tem se convertido através do Jornal, para honra e glória de Deus, O Jornal Semeadores, tem ajudado muitos aqui, é uma representação da palavra de Deus, para nossas vidas, eu oro todos os dias, para que o Jornal chegue a todos os lugares, e também em outros países, para que mais pessoas, venham conhecer a palavra de Deus, e ter um encontro verdadeiro com Cristo. Agradeço a irmã, que me enviou o Jornal Semeadores pela primeira vez, é uma irmã, que corresponde conosco aqui no cárcere.
José Alvaro de Carvalho-SP.

Hino, ao findar o labor desta vida, qual destino a de ter a tua alma!



Agenda de oração: 

E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 
Tiago 5:18,

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."(Tiago 5:16).
Pedidos de Oração:
Pelo Arlindo Furtado (saúde), Vó Cecila Lourenço Rodrigues ( Saúde), Antônio de Florianópolis, todos Semeadores de Cristo, sedentos de ganhar almas para Cristo, Pelos enfermos, presídios, as famílias da terra, Fernando e nelci, Pastor Vitorino Silva...

Passatempo Bíblico:
passatempo biblicos

Indicação de Filmes:Bebê de Outubro:


Momento de Oração:
Glorioso Deus e pai eterno, Pai quero neste momento, te agradecer, por até aqui nos ajudou o Senhor, e agradecer-te, por sua obra em nossas vidas, pela vida de nossos leitores do Jornal, por cada colaborador deste trabalho, que o Senhor, os abençoe abundantemente, em nome de Jesus, e sabemos pai, que a tua palavra jamais voltará vazia, creia nesta promessa de Isaias 55.10.
Agradeço por tuas misericórdias, constantes em nossas vidas, coloco diante de ti, cada leitor, cada enfermo, cada presidiário, diante de ti, que o Senhor, possa os visitar em nome de Jesus, repreendendo todo tipo de mal, sobre eles, dando força em sua caminhada, libertação, e peço uma benção especial, aos que estão fora de seus caminhos, se encontram desviados, doentes pela lepra do pecado, e não tem forças para sair, que o Senhor venha repreender, este demônio, que tem se apossado, desta pessoa, colocando em sua mente, desejos de prostituição, desejos homossexualismo, coisas que tem afastado estas pessoas, do verdadeiro caminho, repreende nome de Jesus, pai o demônio de feitiçaria, idolatria, salva Pai, que teu poder desça em nome de Jesus, e liberte estas pessoas, que se encontra nesta situação, reconstitui, este casamento, que vem sendo abalado pelo divórcio, não deixa Pai, salva em nome de Jesus este lar, desça tua unção sobre cada família, Pai, visita os Países La fora, em conflito, derrama tua unção sobre cada missionário, que estão lá trabalhando em favor das almas, sustenta-os, com força,  e com tua palavra, em nome de Jesus, te agradeço por tudo, peço perdão por minhas falhas, amém.
Te amo Jesus!







6 comentários:

  1. Muito lindo o seu trabalho querida.. ^^
    Gostei muito do que eu vi aqui.. oh varoa abençoada por DEUS.. continua na dispensação do ESPIRITO SANTO minha ama..!! DEUS É CONTIGO

    ResponderExcluir
  2. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever
    reparei que se tem esforçado por nos dar o melhor, é um blog que nos convida a ficar mais um pouco
    e que dá gosto vir aqui mais vezes. Posso afirmar que gostei do que vi e li,
    decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo
    agora, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor Varão Antônio, seja bem vindo em nome de Jesus, e com maior prazer estarei entrando em seu blog, se possivel deixe o link, mas vou tentar entrar pelo o Peregrino e Servo, Deus abençõe, careço de vossas orações, ore por este ministério, amém.

    ResponderExcluir
  4. Am´m Erislene, a paz do Senhor, Deus seja contigo, não deixe de orar por minha vida, e pelo meu ministério, amém.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor amado, irmão Antônio Jesus Batalha, muito obrigada pelas suas sugestão, toda sugestão, tem nos ajudado muito, fico grata, concerteza logo terá novos retoques no blog, tudo para honra e glória do nosso Deus, Deus abençõe.

    ResponderExcluir