sexta-feira, 3 de maio de 2013

Jornal Missionário Semeadores de Cristo, 5º Edição:




O Papel das Mães nos Tempos Bíblicos

"O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe." Provérbios 10:1
"O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe." Provérbios 10:1
Este texto do livro de Provérbios demonstra a real dimensão da responsabilidade de uma mãe na formação do caráter dos antigos israelitas.
Desde os tempos bíblicos as mães tinham uma grande participação na educação dos filhos. A criança era deixada aos cuidados de sua mãe durante os seus primeiros anos (2 Sm4:4). O ensino era sobretudo dado oralmente. A mãe era responsável pela transmissão dos primeiros elementos morais e educacionais.
Os ensinamentos maternais se estendiam também aos adolescentes, porém os moços, depois de saírem da infância eram confiados aos seus pais, principalmente. A mulher é assim, mãe, companheira e professora.
O desempenho de uma mãe é fundamental para o sucesso ou fracasso de uma família. Por isso, devemos honrar e homenagear as nossas mães por todo carinho, empenho e cuidado com que ela nos criou.
Se chegamos até aqui, foi graças a Deus que nos presenteou com nossas mães. Ser Mãe representa o cuidado e a benção de Deus na vida dos filhos.
Parabéns a todas as mamães, do Brasil e exterior!
Colaboradores:
Irmão José Valcélio- CE ,  PB. José Daniel- Carangola MG./ Valentim- SP/. Irmã Inês – CE/ Baltazar de São Paulo/ Pastor Vitorino Silva- RS, / Irmão Mauro Bento- SC, Laurite- SC, Rakel de Jesus.
Parceiro em Oração:
Pastor Fernando Costa.



Escola Bíblica
dominical:
Lição 5.
O Discípulo e a Mordomia Cristã.
Texto Bíblico:
“Bem aventurado aquele servo a quem o Senhor, quando vier, achar fazendo assim, em verdade vos digo que sobre todos os bens o porá. Lucas 12.43,44.
O que é mordomo?
1-  Um administrador dos bens alheios- A palavra mordomo significa “aquele que administra os bens de outrem”. É alguém colocado com a responsabilidade de gerir uma propriedade ( uma mansão, por exemplo), cuidando para que cada pormenor não seja esquecido. Ele normalmente responde pelas seguintes áreas: finanças, compras, serviços, empregados, manutenção e alimentação. O bom mordomo desfruta da confiança do patrão e, mesmo na sua ausência, cumpre com fidelidade as tarefas que lhe são confiadas. Fidelidade é a palavra- chave nas relações entre o mordomo e o patrão.
2-  Um administrador de Deus na terra. O Senhor Jesus deu bastante ênfase ao papel do mordomo, usando-o figuramente algumas vezes, para exemplificar nosso papel como administradores de Deus aqui na terra. “A expressão”achar fazendo assim” significa exatamente estar cumprindo as determinações que foram anteriormente confiadas. Isto quer dizer que o Senhor um dia voltará, para cobrar de cada um o cumprimento da boa mordomia. Ele  não deixará passar em branco nenhuma omissão de nossa parte.
A três áreas Básicas da mordomia Cristã-
1-  A mordomia dos talentos- talento era uma unidade de moeda muito usada nos tempos de Cristo. O próprio Jesus , contou uma parábola, usando os talentos como ilustração para ensinar como investir nossos recursos na obra de Deus. Leia Mateus 25.14-29. Com o tempo, a palavra talento passou a significar os nossos dons pessoais, de modo que quando alguém se destaca numa determinada atividade, ele é chamado de talentoso. Portanto, a mordomia dos talentos, em seu sentido atual, significa empregar os nossos dons pessoais no serviço do mestre.
2-  A mordomia do tempo-  Antes de seguir adiante, leia Efésios  5.16. O seu tempo agora deve ser administrado de acordo com o propósito de Deus. A palavra “remir”, descoberta no texto que você acabou de ler, quer dizer exatamente isso. Ou seja, os minutos não podem ser desperdiçados com coisas vãs, que não trarão qualquer resultado para sua vida, principalmente de ordem espiritual.
3-  A mordomia das finanças-  falamos anteriormente sobre a parábola dos talentos, para exemplificar o emprego dos nossos dons pessoais no serviço do mestre. No entanto, como o texto usa um elemento de valor monetário, podemos utilizá-los também como ponto de partida para a mordomia das finanças.
A visão do reino far-lhe-á também contribuir com voluntariedade para obra de Deus. Os crentes de Filipos souberam agir desta forma, não deixando que o apóstolo Paulo passasse por sérias privações. Eles sempre lhe providenciavam recursos para a sobrevivência. Leia Filipenses 4.15,16.
Pagar o dízimo é outra parte da mordomia das finanças. Dízimo  é a décima parte dos rendimentos e deve ser entregue a casa do Senhor, para a aplicação na sua obra, conforme Malaquias 3.8-10.
Conclusão:
Se você ainda não experimentou contribuir para a obra de Deus, comece ainda hoje. Faça também o propósito de, a partir deste mês, separar o dizímo para o trabalho do Senhor, procure também administrar o seu tempo segundo a perspectiva do reino de Deus,  onde quer que esteja, saiba que você é um instrumento, para que os valores do reino possam ter proeminência, e não se esqueça de compartilhar com os outros, suas experiências com Cristo. Deus lhe deu talentos, para que eles sejam bem utilizados em sua obra, e que Deus te abençoe, e que você venha ser prospero na obra de Deus.
Questionário Bíblico:

1-  Quem disse: “ sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei”?

2-  O que é mordomo, ou seja, o que significa?

3-  Quais as três áreas básicas da Mordomia Cristã?

4-  O Dízimo faz parte da mordomia das finanças? O que é o Dízimo? 


Curiosidades Bíblicas:

Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente? Êxodo 21.27.

Pergunta que vale Prêmio:


Que cidade foi exortada a cortar seus cabelos?
Todos os acertadores estarão concorrendo, o livro Porque você não quer mais ir à Igreja? Uma historia sobre o verdadeiro sentido do amor de Deus. Todas as respostas, têm que haver  referência Bíblica, amém?


A Sorteada  da pergunta Bíblica, do Mês de Abril, foi:
Dória Lúcia v. de Oliveira- Três corações- MG.

Foi sorteada, com o livro à tocha da verdade, volume 1, Número.

Testemunho:



Jejum e oração contra o crack:
A funcionária pública Maria de Fátima Justino de Oliveira, 48, passou por um momento difícil quando descobriu que o filho, o estudante Ramon Justino, 28, era dependente de crack. “ Ele começou a apresentar um comportamento esquisito; estava sempre triste, cabisbaixo. Estranhamos  isso e descobrimos que ele estava usando essa droga”, recorda-se. Nesse momento, teve inicio a luta de Fátima pela cura do rapaz. “ Foi muito difícil. Muitas vezes, ele pegava algum objeto nosso e saia para vende-lo e usar crack. Eu e meu esposo o procurávamos pelas madrugadas em lugares terríveis onde os usuários se reúnem”, conta.
Fátima afirma que em todo o tempo manteve a fé e buscou uma solução no Senhor. “ Cheguei a visitar uma clínica pensando em interná-lo, mas o lugar não era agradável e desistir. Permaneci apenas em oração”, diz. Ela procurou poupar os familiares do problema, mas, sem saber mais o que fazer, contou-lhes o que estava acontecendo. “ Foi quando meu cunhado, direcionado pelo altíssimo, sugeriu um jejum e uma oração especifica por 10 dias em prol dessa questão. Naquele período, meu filho sofreu uma mudança assustadora. Dessa vez, ele quis iniciar um tratamento, mas antes ele não conhecia que precisava de ajuda. Logo depois, Ramon arranjou um emprego em um navio e passou quase um ano viajando, totalmente liberto. Ele nem chegou a concluir o tratamento, por isso tenho certeza de que foi Jesus quem fez tudo, e o curou. A luta foi séria, mas o Senhor trouxe a vitória”, alegra-se.

Se você deseja participar do Projeto Semeador, receber material Evangelístico  gratuitamente, escreva para caixa Postal 105- Vila Velha- ES. Cepe: 29100-970. 
Aos Cuidados da missionária Andréa Silva, e Evangelista Valentim.

Espaço do leitor:

A Paz do Senhor irmã Andréa  estou lhe escrevendo pois necessito muito de suas orações, aconteceu algo muito ruim, fui transferida do semi-aberto, para o fechado, injustamente. To muito triste e abatida, preciso de palavra de conforto, da ajuda em oração dos irmãos, peço coloque meu endereço para correspondência, amem. Não fiz nada de errado, apenas fui na casa de minha tia, e ficava 20 kl fora de minha cidade, fui à Igreja, foi benção,lá fora pude ver o quanto Deus mudou minha vida, revi minha família, meus filhos, graças a Deus estão todos bem. Peço também, continuar me enviando o Jornal, amem. Eu preciso muito da ajuda de vocês neste momento, com palavras de ânimo, conforto, e na fé que Deus vai reverter está situação, em nome de Jesus, orem por mim. Que Deus te abençoe, a cada dia.
Danila Spenthof-Tupi- Paulista- SP.



Ora por favor, pelo meu casamento porque meu marido, está muito atribulado, minha filha tem 3 anos, está muito traumatizada, por motivos que aconteceu e vem acontecendo, e pela minha vida e toda  família, e livramento a todos, meu cunhado também.
Aline- ES.

Indicação de livros:

Gritos da Alma!
Coleção de 25 Poesias Sacras.
Títulos de Algumas Poesias contidas no livro Gristos da Alma, volume 2.
Admite-se um amigo
As Marcas e continuam
Feridas abertas
Onde estás?
Tirai à pedra.
Autor André Jorge Resende Lima.
Adquira já o seu, o livro é uma benção, Valor 16,00.
Vendas pelo telefones:
(011) 5290-44-12 ( Com Zélia)
(011) 5471-1237 ( Com Sebastião)
(031) 9779-24-82.





Você que gosta de trocar, cartas:
Este quadro, somente no Jornal Semeadores de Cristo, para adquiri-lo gratuitamete, escreva para caixa postal 105- Vila Velha- ES. Cepe: 29100-970.



O PODER DA ORAÇÃO DE UMA MÃE POR SEUS FILHOS. RISPA A MÃE INCANSÁVEL!






“Então Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de saco, e o estendeu para si sobre uma penha, desde o princípio da ceifa, até que sobre eles caiu água do céu; e não deixou as aves do céu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite.” (2Sm 21.10.)    Rispa era uma mulher forte e de caráter firme. Seu nome significa “pedra quente”. Ela era filha de Aiá, cujo nome vem da mesma raiz da palavra “intocável”. Ela foi mulher do rei Saul e teve com ele dois filhos: Armoni e Mefibosete. Talvez por ser uma das esposas de Saul, Rispa e seus filhos se considerassem mesmo “intocáveis”.          Muitas mulheres pensam que sua posição social, sua riqueza, ou mesmo sua capacidade intelectual as colocam em um pedestal “intocável”. Mas isto não é verdade! Todas nós estamos sujeitas às vicissitudes (mudanças) da vida. Todas nós somos vulneráveis às tempestades e aos açoites dos vendavais que podem surgir inesperadamente em alguma curva do caminho da vida... E é nessas horas que o caráter se revela. Nosso interior torna-se exposto, como em uma vitrine, quando somos assoladas pelas provações, e quem sabe, pelas tragédias.          A Bíblia nos relata que houve três anos de fome em Israel. Foi um tempo difícil e com grandes perdas para o povo e a nação. O rei Davi então consultou ao Senhor e veio a resposta divina: “Há culpa de sangue sobre Saul e sobre a sua casa, porque ele matou os gibeonitas.” (v.1b.) Davi chamou os gibeonitas e lhes perguntou: “O que quereis que eu vos faça? E que resgate vos darei, para que abençoeis a herança do Senhor?” E a sua resposta foi: “Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com sua casa; nem tampouco pretendemos matar pessoa alguma em Israel [...] Quanto ao homem que nos destruiu e procurou que fôssemos assolados, sem que pudéssemos subsistir em limite algum de Israel, de seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor, em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor...” (v.3-6.)          Davi estava diante de dura situação: de um lado o povo de Israel, sofrendo com a seca as conseqüências da desobediência de Saul e de outro lado a dor de mandar enforcar homens da sua própria família, pois Davi era genro de Saul... Saul não respeitara a aliança feita por Josué aos gibeonitas (Js 9.15, 20-21). Quando Canaã fora conquistada pelo exército de Israel, os moradores de Gibeom vieram a Josué e, fingindo vir de uma terra muito distante (fora dos limites da “Terra Prometida”), pediram-lhe que fizesse aliança com eles: que lhes conservariam a vida e seriam um povo amigo. O líder Josué não consultou ao Senhor nessa questão, talvez por julgá-la de pouca importância; e concedeu-lhes paz e firmou aliança de proteção. Foi então que descobriu que eles eram moradores de Canaã e estavam na lista de Deus como povos para serem destruídos; mas era tarde demais, a aliança tinha sido firmada e não poderia voltar atrás...          Muitas pessoas firmam impensadamente alianças muito sérias em suas vidas: casamentos, sociedades... E depois é que vão refletir sobre o que fizeram. Então é tarde. As alianças são registradas diante do Senhor. Elas têm um peso de responsabilidade e compromisso. Não podem ser desfeitas de maneira leviana... Por isso, querida irmã, pense muito antes de se casar. Pense muito antes de romper um casamento. Pense muito antes de fazer uma sociedade com alguém. Não somente pense, mas ore ao Senhor a respeito dessas decisões. Ouça a sua voz e não caia em armadilhas, para que, mais tarde, você não venha a se arrepender.          E Davi teve de escolher sete homens da família de Saul para serem enforcados, para que a chuva pudesse novamente cair sobre a terra de Israel. Davi escolheu os cinco filhos de Merabe, netos de Saul, e os dois filhos de Rispa, sua concumbina. A Bíblia diz que foram mortos nos primeiros dias da ceifa da cevada. Seus corpos foram esquecidos pelos seus executores; foram deixados no madeiro, ao relento... Então Rispa, a mãe de Armoni e Mefibosete, “tomou um pano de saco e o estendeu para si sobre uma penha, desde o princípio da ceifa, até que sobre eles caiu água do céu” (v.10). Rispa assistiu ao milagre da chuva caindo, após a execução do castigo conseqüente da ira irrefletida de Saul e de seu “zelo” pelo Senhor, levado a efeito fora da sua suprema vontade. Rispa pôde ver o valor de uma aliança feita diante de Deus... As conseqüências do rompimento de uma palavra empenhada.          E ela, que era a “pedra quente”, firme como uma rocha, colocou pano de saco sobre a penha em frente aos cadáveres de seus filhos e os ficou guardando de dia e de noite: [...] “e não deixou as aves do céu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite.”(v.10.) Ao colocar ali um pano de saco e não um tapete “persa”, ou uma almofada confortável, percebe-se a dor de Rispa; sua humilhação diante de Deus em favor de seus filhos. O “pano de saco”, na Bíblia, sempre teve o significado de arrependimento e humilhação diante do Senhor.        Você pode imaginar a dor dessa mulher diante dos corpos em decomposição, dia e noite? Pode imaginar o que se passava em seu coração de mãe? Suas lágrimas e o desejo de vê-los com um sepultamento digno, pelo menos?          Ah! quantas mães como Rispa choram por seus filhos que estão mortos em seus próprios pecados... Quantas mães que colocam “panos de saco” sobre a “Rocha”, que simboliza a Palavra de Deus e suas promessas, e vigiam seus filhos “mortos”. Não seus filhos literalmente mortos, mas espiritualmente mortos. Seus filhos nas drogas, nos vícios, na prostituição, no homossexualismo, nas depravações da imoralidade, nas mais extravagantes seitas... Exalando o mau cheiro do pecado; decompondo-se dia-a-dia na podridão do mundo... Mães que oram, crendo no impossível; que Deus irá ressuscitar seus filhos e lhes dará uma nova e maravilhosa vida. Elas crêem que seus filhos receberão o “toque” de vida do Espírito Santo e serão ressuscitados, aleluia! E, por isso, elas não se cansam dia e noite de vigiar... E orar... E crer... Até que o “rei” olhe para elas, tenha misericórdia e faça cessar a sua dor.          Rispa ficou em seu posto sozinha. Espantava as aves de dia e as feras de noite. Ela não tinha medo. Não saía de sua “torre de vigia”, mas esperava que o rei se compadecesse e desse um sepultamento digno de nobres aos seus filhos. Ela ficou por muitos dias ali, passaram-se mais de dois meses, e isto foi dito a Davi. Ele então “tomou os ossos de Saul e os ossos de Jônatas [...] e também os ossos dos enforcados [...] Enterraram [...] na terra de Benjamim [...] Depois disto, Deus se tornou favorável para com a terra” (v.12-14). Enquanto Davi não honrou aos que morreram pelo pecado de outro, não houve o favor, a bênção de Deus sobre a terra. E foi Rispa quem fez a mão do rei Davi trazer a bênção novamente sobre Israel. Para você refletir:  Como você agiria estando no lugar de Rispa?  Você tem amado seus filhos e paga um preço de oração por eles?  Onde e como estão seus filhos agora? Você, querida irmã, que talvez não seja ainda casada, não tenha filhos, pode sentir a dor de quantas pessoas estão mortas em seus pecados e precisam receber a Vida? Que tal orar por estas pessoas ao seu redor?  Você sabe o que é assentar-se em “pano de saco” sobre a Penha? Tem buscado se humilhar diante do Senhor em oração? Você tem coragem suficiente para “enxotar” as aves de rapina e os animais (demônios e más companhias) que querem “devorar” seus filhos? Quanto você acha que valem as lágrimas de uma mãe? A oração de uma mãe em favor do filho é, abaixo de Deus, a maior proteção que os filhos podem receber. E quando essas mulheres se unem para orar em favor dos filhos, um poder sobrenatural é liberado e muitos milagres começam a acontecer. CONVIDO-TE ASSUMIR UM COMPROMISSO DE ESTAR ORANDO 15 MINUTOS POR DIA PELO SEU FILHO !Is 54; Lc 1:39-56; 1Sm 1:1-28; 2:1-11.





Agenda de Oração:

E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 
Tiago 5:18,

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."(Tiago 5:16).
Pedido de Oração:
Arlindo Furtado (saúde), Valentim e esposa ( pelas Dádivas recebidas), Antônio Vaz (saúde, da família), Por todos os Semeadores, pelos desviados, pelos que ainda se encontram fora dos caminhos do Senhor, Presidiários, pelas nossas famílias, por todos pedidos que chegaram.

Colecione nossas receitas:

Pudim de chocolate:

5 Ovos , 2 Latas de leite condensado, 2 latas de leite, 1 copo americano de chocolate em pó, 1 pitada de sal.
Bata tudo no liquidificador, despeje essa massa, em forma caramelizada (forma redonda), leve ao Banho Maria, e asse durante 1 hora e meia, em forno 160º.
Desenforme e leve a geladeira por 2 horas e meia.

Colaboração: Padeiro André Jorge  Lima. - SP.

Hinos e Poesias
Teu filho foi detido e à prisão recolhido”.
Essa notícia aflige, o coração de uma mãe.
Para defender seu filho encarcerado, gasta o que não pode com advogado.
Da prisão seu filho não sai, e na realidade essa mãe cai.
Seu filho não voltará para casa tão cedo, e o coração desta mãe, transborda de medo.
Ao ver seu filho como fera trancada, um pedaço dessa mãe foi
arrancado.
Seu filho se tornou presidiário.
Isso foi transmitido no noticiário, e no bairro, foi grande o comentário.
O coração desta mãe revela que seu filho está sofrendo em uma cela, perdendo sua vida a parte mais bela.
Por esse filho sua mãe sofre noite e dia, e se ela pudesse, no lugar desse filho estaria.
A vida desta mãe irá mudar, pois ela precisa seu filho visitar, nem que para isso ela deixe de trabalhar.
A mãe de um presidiário vive uma vida sofrida, e espera que seu filho deixe a errada vida. Talvez esse filho não reconhece, que a cada dia sua mãe emagrece,
Pois o sofrimento a devora.
Pois por causa dele ela joga sua vida fora. Tua mãe já está cumprindo tua pena com você.
Até quando á fará  sofrer?
Dê a tua mãe um coração de alegria, e tire dela o coração de agonia.
Não fira mais o coração de tua mãe.
Valorize a tua futura liberdade.
Caixa de texto: Para ajudar a manter este Jornal, se sentir de Deus em colaborar com este trabalho, não importa o valor: 
Banco Itaú: Agência: 6475 Conta corrente: 09124-2.
Não insista em viver atrás das grades, pois Deus não quer para você essa realidade.
Se renda agora a Jesus, o Senhor, a tua mãe verá que valeu a pena lutar.
Porque esse filho que tanto lhe causou dor, mas agora passara a lhe causar orgulho, e não mais trocará os seus braços de mãe, pelos abraços dos muros.
“honra teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” ( Êxodo 20.12).
Extraído do livro,  gritos da Alma volume 2. Autor: André Jorge Resende Lima.




Momento de Oração, com missionária Andréia Silva.

Pai, até aqui nos ajudou o Senhor, sou grata, pela tua misericórdia, e pelas dádivas, recebidas, por está obra que confiou em nossas mãos, para realizar-mos para ti, e tudo está debaixo de tua direção, que o Senhor guarde, cada leitor, em especial, cada mãe, que possam está neste momento, sendo abençoadas por ti, que o Senhor possa consolar, estás mães, que sofrem, pelos seus filhos,  seus filhos que ainda, não foram libertos do vício do crak, do álcool, cigarro, que o Senhor em nome de Jesus, possa repreender, esses vícios malditos, que tem acabado, com a humanidade, que tem destruído lares, tem causado separação, Pai, em nome de Jesus, clamo por misericórdias, dê consolo essas mães, e a vitória no sangue poderoso de Jesus, amém. Te Caixa de texto: Para ajudar a manter este Jornal, se sentir de Deus em colaborar com este trabalho, não importa o valor: 
Banco Itaú: Agência: 6475 Conta corrente: 09124-2.
amo Jesus!














2 comentários:

  1. ola minha querida irmã Andreia,muitas saudades de vc,tenho deixado recados pra vc e ñ obtive resposta,sei que seu trabalho é ardua minha irmã, mas a obra q Deus tem é muito maior...obrigado por suas oraçoes por mim e pela minha familia,q Deus abençoe vc e toda estas pessoas que trabalham ai no jornal q Deus possa mesmo abençoando esta obra q leva palavras de conforto,lindas mensagem que realmente toca os coraçoes...um abraço...neyde....rua Francisco Meneguetti n-33 Tanabí S.P! NEIDE BARBOSA AMARAL....
    CPE 15.170-000

    ResponderExcluir
  2. Olá fiquei sabendo do seu blog atravez da Neide Amaral....gostaria de pedir orações pra minha mãe....ela está a mais de um ano lutando conra um cancer no esofago...agora está fazendo as ultimas quimioterapias e temos mta fé que td vai dar certo....fiquei sabendo do seu trabalho e resolvi deixar aki o meu pedido de oração por ela....ela se chama Nadir de Fátima Piveta Castro...desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir