quarta-feira, 28 de agosto de 2013



Lamentos


Leitura Bíblica: Neemias 1.1-11

Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo, e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze com que hoje este teu servo seja bemsucedido, concedendolhe a benevolência deste homem (Ne 1.11).

Vivemos num mundo no qual dificilmente passamos um dia sem ouvir lamentos de alguém ou sem nós mesmos nos lamentarmos para um amigo, ou mesmo perante o Senhor. A verdade é que, assim como Neemias, se tivermos de lamentar, deveríamos antes de tudo faze‑lo em oração, diante do Senhor, e esperar sua resposta antes de buscar outras soluções, não importando quanto tempo a resposta demorasse. Neemias nos deixa alguns exemplos valiosos para esses casos, pois não lamentava por coisas banais. Seu lamento era justo, sofria porque seus irmãos se encontravam em grande aflição, e nesse lamento mostrou que confiava nas promessas do Senhor aos seus antepassados.
Neemias não desconsiderou as palavras de Deus, outro exemplo para nós nos momentos de luta. Ao lamentar também reconheceu a causa de tudo o que acontecera; neste caso, a infidelidade do povo. Assim, ele foi muito sincero e humilde, inclusive colocando‑se como um dos que haviam sido infiéis, mesmo não o tendo sido. Além disso, Neemias demonstrou no seu lamento sua solidariedade com o sofrimento do seu próximo. O comentarista Wiersbe escreve: “O pior pecado que podemos cometer contra outros seres humanos não é odia‑los, mas ser indiferentes a eles: essa é a essência da desumanidade”. Chama atenção o fato de um homem como Neemias, que naquela época ocupava uma posição considerada privilegiada e de destaque, sendo inclusive conselheiro do rei, olhar para seu povo tão distante e se preocupar com ele. Isso revela seu caráter: ele apenas lamentou ao Senhor por amor a outros e não pensando em si mesmo. É você, como Neemias, alguém que se preocupa, lamenta e chora em oração pelo próximo? – MZK

Até nosso lamento pode ser algo positivo quando usado para o bem do próximo.

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