terça-feira, 30 de julho de 2013

FRACO, MAS INDISPENSAVEL!


Leia em sua Bíblia: I Coríntios 12.21-26

"Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todos os dias" (Sl 32.3 ARA).


De tempos em tempos vamos às lojas e compramos um par de calçados novo. Escolhemos o que mais gostamos, experimentamos, e o levamos para casa satisfeitos. Escolhemos uma data especial para inaugurar o calçado, e lá vamos nós exibindo a novidade. Porém, ao voltarmos, trazemos conosco uma dor nos pés e avistamos uma bolha dolorida. É pequena, frágil, mas todo o corpo sente aquela dorzinha incomodando.
O pecado faz a mesma coisa. Ainda agora ele não existia e, de repente, sem esperarmos, ele aparece, dói, machuca a alma, arde no coração e nos torna frágeis. Nesse momento, todo o corpo já sente a dor do pecado, incomodando, uma dor que pode ser sentimento de culpa, baixo auto-estima, medo...
A Bíblia usa a figura do corpo humano para exemplificar o corpo de Cristo - a igreja, mostrando que todas as pessoas têm o mesmo valor diante de Deus; mesmo sendo diferentes em alguns aspectos, e mesmo que cada um desempenhe um papel diferente do outro na vida. Todos os cristãos juntos formam esse corpo de Cristo. Cada pessoa é um membro do corpo. Cada membro tem pelo menos um dom a ser desenvolvido, ou seja, uma atividade a ser realizada no Reino de Deus. Todos os membros são importantes, qualquer que seja seu dom. Contudo, o v 26 deixa claro que, se um membro sofre, todos sofrem. Se um membro tem um pecado, como uma pequena bolha ou calo, todo o corpo sofre.
Quando uma pessoa está doente, não consegue ter ânimo para ir ao trabalho, à escola... Quando isso acontece, cuida logo de tratar a ferida para curar a dor no corpo físico. Da mesma forma, precisamos tratar logo o pecado para todo o corpo de Cristo também ficar espiritualmente sadio. - ACS/VS
O cristão sadio é indispensável no mundo doente.

8º Edição do Jornal Semeadores de Cristo!


Leitores do Jornal Semeadores, sejam bem vindos em nome de Jesus!


Jornal Semeadores de Cristo, 8º edição, homenageia aos Pais, do Brasil e exterior.

Senhor,
Rendemos-te graças pela vida dos nossos pais porque nos
possibilitaram nascer para a vida na terra; rendemos-te
graças também pela vida dos nossos pais na fé porque nos
possibilitaram nascer para a vida eterna.

Neste Dia dos Pais,
abençoa aos que estão próximos,
dá forças aos que estão distantes,
e conforta aquele cujo pai está ausente.
Abençoa igualmente a nós, filhos e filhas, para
que nossos gestos honrem a sua memória,
que nossos passos sigam-lhe o exemplo,
que nossas palavras transmitam a sua sabedoria.
E se porventura esse amor paterno nos faltar,
dá-nos a consciência de que temos um Pai celestial
que nos ama, que nos ajuda, que nos compreende.
E tu, que és Pai onipotente, onipresente e onisciente
compenses as limitações dos pais terrenos
e complete o seu amor.
Bendito seja 
Pai bondoso,
Pai dos pobres,
Pai de todos,
Pai nosso que estás nos céus...
Parabéns, a meu lindo Pai Lourival, te amo.
Parabéns ao Papai Valentim, Papai do lindo
Guilherme.
Parabéns ao Papai José Daniel, Papai Antônio Vaz, Papai Gerôncio,  Papai Fernando Costa,
Papai, Vitorino Silva, Parabéns a todos Papais,
Que o Senhor os abençoe poderosamente, ilumine vossa caminhada,
Fortaleça sempre a vocês.
No amor de Cristo,
Missionária Andréia Silva.


Parceiro em ação:

Irmão José Valcélio- CE,  PB. José Daniel- Carangola MG./ Valentim- SP/. Irmã Inês – CE/ Baltazar de São Paulo/ Pastor Vitorino Silva- RS, / Irmão Mauro Bento- SC, Laurite- SC, Lourdes Granado- SP.
Parceiro em Oração:

Pastor Fernando Costa.


 Escola Bíblica dominical:
Lição 1- 
Revista  Um guia para viver bem- Estudo no Livro de Provérbios, série Antigo Testamento. Adultos.
Conhecendo o Guia Para Viver Bem

Texto Básico: Provérbios 1:1-7

Versículo Chave

“O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam
a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1:7).

Introdução:

A coletânea dos provérbios agrupados e preservados neste livro revela como a fé monoteísta de Israel em um Deus vivo afetou a vida comum do povo. Os ensinos aqui contidos influenciaram também a vida de Jesus, de Pedro e de Paulo, no Novo Testamento. Provérbios, ainda hoje, marca indelevelmente, de forma positiva, a vida de toda pessoa que o estuda à luz do Espírito Santo. Isto porque é um livro de sabedoria e prática e ensina que a religião está ligada aos problemas comuns da vida. Os nossos atos durante os dias da semana têm a ver com o culto que prestamos a Deus no domingo, e vice-versa.
O tema central deste livro é a sabedoria e esta começa com Deus (8:1-36; 9:10 ; 15:33). Os provérbios revelam a sabedoria dos antigos mestres israelitas sobre o que a pessoa deve fazer em certas situações para que viva bem. O viver bem é uma prerrogativa do sábio, e para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus. A sabedoria oferece a felicidade, vida longa, riqueza e honra (Provérbios 3:13-18) para aqueles que evitam:

- crimes de violência (1:10-19; 4:14-19);
- fiança precipitada (6:1-5);
- ociosidade (6:6-11);
- duplicidade (6: 12-15); e sobretudo, falsidade;
- impureza sexual (2:16-19; 5:3-20;6:23-35; 7:4-27; 9:13-18).

A relevância em se estudar com carinho este livro está na sua praticidade e contemporaneidade, pois trata dos relacionamentos humanos em quase todas as áreas da vida. Além disso, seus ensinos são aplicáveis a todos os homens onde quer que estejam.
A sabedoria começa com o temor de Deus, é verdade, mas se reflete em uma conduta reta e amorosa para com os semelhantes. Ela é prática e vivencial.


I-                         Quem Escreveu Provérbios?

Conquanto a maior parte do livro de Provérbios tenha sido escrita por Salomão (1:1), o conteúdo do mesmo revela que houve contribuições de outras pessoas, tais como:

- os sábios (22:17; 24:23);
- os homens de Ezequias, ainda que tenham apenas transcrito uma seleção de provérbios de Salomão (25:1);
- Agur, filho de Jaque, de uma tribo chamada Massá (capítulo 30);
- Rei Lemuel que transcreveu ensinos de sua mãe (capítulo 31), também da tribo de Massá.


Salomão – Salomão escreveu muitos provérbios (Ec 12:9; I Rs 4:32), e muitos dos que temos são de sua autoria. Porém isso não significa que tenha composto o livro de Provérbios tal como o temos hoje. É bem aceito entre estudiosos que alguém, algum tempo depois, tenha colecionado estes provérbios e lhes dado forma de livro (rolo). Foi assim que passaram de geração em geração, até chegar a nós, com a mesma reputação de uma palavra inspirada, como sempre creram os judeus, desde tempos antigos.
Lendo II Crônicas 29:25-30, aprendemos que Ezequias promoveu intensa reafirmação religiosa e artística, quando foram revividas as palavras de Davi e Salomão, pela voz de Gade, o vidente do rei Davi.
Provérbios 25-29 revelam de um modo novo este grande avivamento, quando os homens de Ezequias reuniram em volume alguns dos provérbios de Salomão, que haviam sido preservados pelo ensino oral.
Quanto à sua data, não é fácil definir, mas o livro de Provérbios não poderia ter sido completado antes do tempo de Ezequias (715 – 666 a.C.). Também é possível que o poema acróstico (31:10-31) e os ensinos de Agur e Lemuel (30:1-33; 31:1-9), tenham sido acrescidos no período exílico ou pós–exílico. “Uma data razoável para a data final seria o século V a.C.” (Novo Dicionário da Bíblia).


II- O Reflexo de Provérbios em Israel

O Pr. Antônio Neves Mesquita, em seu Estudo no Livro de Provérbios, diz: “Acredita-se, e com boas razões, que Provérbios e outras seções do Velho Testamento eram uma espécie de disciplina, pela qual a nação era guiada e conservada. Efetivamente, um povo que se oriente pelos ensinos de Provérbios terá de ser uma nação de sábios e justos. Estes preceitos, na sua real aplicação na vida, são uma interpretação do espírito dos profetas, pois enquanto estes procuram manter o povo perto do Senhor, aqueles interpretam a vida nas suas relações com Deus e os semelhantes” (p.19).
Nisto está o segredo da segurança e do sucesso deste povo. O divórcio entre a vida prática e a religiosa é que tem arruinado o viver humano, como se a teoria e a prática não fossem uma só coisa. A nossa pregação evangélica pretende resgatar o princípio ideal de Deus: unir a religião à prática da vida, pois o contrário é pura hipocrisia e falsidade.
Esta é a mensagem de Provérbios, que afetou toda uma nação.
    

III- O Reflexo de Provérbios no Novo Testamento


1-     Ecoando nos ensinos de Jesus - Há evidências de que nosso Senhor Jesus amava o livro de Provérbios, pois fez amplo uso destes ensinos na Sua doutrinação prática. Vejamos alguns exemplos:

a-     Suas palavras sobre aqueles que procuram os primeiros lugares; quando convidamos para banquetes (Mt 23:6-7; Lc 20:46-47), estão firmemente relacionadas com Provérbios 25:6-7.
b-     A parábola do rico insensato (Lc 12:15-20) está bem retratada em Provérbios 27:1
c-     A parábola dos dois alicerces (do sábio e do néscio – Mt 7:24-27) tem fundamento em Provérbios 14:11.
d-     Na conversa com Nicodemos (Jo 3:13) Jesus revela a resposta da pergunta levantada por Agur em Provérbios 30:4

2-     Influenciando os conceitos do apóstolo Pedro - Parece que Pedro foi o escritor do Novo Testamento que mais usou o livro de Provérbios em suas cartas, ou por ser íntimo de Jesus ou por suas possíveis leituras deste valioso livro.

Compare:

- I Pedro 2:17 com Provérbios 24:21;
- I Pedro 3:13 com Provérbios 16:17;
- I Pedro 4:8 com Provérbios 10:12;
- I Pedro 4:18 com Provérbios 11:31;
- II Pedro 2:22 com Provérbios 26:11.

3-     Contagiando os escritos doutrinários de PauloO apóstolo Paulo também cita e reflete Provérbios em suas epístolas.

Compare:

- Romanos 12:20 com Provérbios 25:21-22;
- I Coríntios 1:24 com Provérbios 8 (“Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”).

Conclusão
O escritor aos Hebreus, no capítulo 12, a partir do verso 5, ordena que não nos esqueçamos da “exortação que, como filhos, discorre convosco”, e que não desprezemos o castigo do Senhor. Isto é uma citação de Provérbios capítulo 3, a partir do verso 11. Aqui temos uma demonstração da verdadeira natureza do livro de Provérbios – é um estudo sobre a disciplina paternal de Deus.

Estudando Provérbios, seremos amorosamente disciplinados e orientados no bem viver, por nosso Pai Celestial.

Questionário Bíblico:
1) Qual o reflexo de Provérbios no novo testamento?      Dê exemplos:                                                                                                                                                                                                                                                                    
2) Quem escreveu, Provérbios? Ouve contribuições de outras pessoas, ou  somente Salomão escreveu o livro de Provérbios?                                                                                                                
3) Qual foi o Escritor do novo testamento, que mais usou o livro de Provérbios em suas cartas? Por quê?                                                                                                                                        
4)Apóstolo Paulo também cita e reflete Provérbios em sua epistolas. Cite duas comparações.                                                                                                                      

Curiosidade Bíblica:
Onde se lê que o lobo, o cordeiro e o leão comerão palha juntos?
 Isaías 65:25.

Pergunta que vale prêmio:

Qual o Rei teve o seu coração agitado, como árvores do bosque?
Aos acertadores estarão concorrendo, a um livro coração do homem, lembrando que só vale respostas, com  referência Bíblica, amém.

Projeto Semeadores de Cristo:


Estamos enviando folhetos para você que deseja evangelizar, façam seus pedidos, diretamente a redação do Jornal Semeador, aos cuidados de miss. Andréia Silva, e também estamos enviando folhetos para a Igreja que deseja Evangelizar, incluindo nome do seu Pastor (a), e endereço completo de sua Igreja, amém? - Caixa Postal 105- Vila Velha- ES. Cepe: 29100-970.

Conto com sua Parceria neste Projeto, ore, jejue, a favor deste trabalho, que é feito com amor, para o Senhor, e conto com suas preciosas orações também, estou toda terça em aliança de oração, a seu favor,  e todas madrugadas, orando por você e sua família , amém!

Missionária Andréia Silva!

Espaço do Leitor:Missionária quero lhe agradecer pela palavra que me trouxe, em Mat. 19.9-12 Marcos 10.10-12, e Lucas 16.18. Deus a usou, porque você nada sabe de minha vida, e você me falou através da palavra de Deus, tudo que eu precisava ouvir de Deus, minhas duvidas, estou em pranto chorando, quero ser livre Missionária estou em pecado, mais hoje quero voltar para o Senhor Jesus, e obedecê-lo de verdade, seguir seus mandamentos, andar pela palavra de Deus, que o Senhor, abençoe seu ministério, foi através dele, que hoje estou sendo liberta, pelo poder de Deus. Orem por mim, me ajude em oração, amém.
Anônimo- ES.
Olá Andréia, eu espero que esteja tudo bem com você, sou o José Avelar, recebi sua carta, muito belas, junto ao Jornal Semeador de Cristo, gostei muito, vi endereços de pessoas. Espero receber o Jornal e notícias em breve, amém.
José Avelar- U.SA.
A Paz do Senhor Jesus!
Através dos folhetos que recebo de vários Ministérios, da qual também me correspondo, me sinto maravilhado, por levar a palavra de Deus , vencendo as muralhas, pois antes nós Evangélicos, só evangelizávamos,  aqui na unidade, mais através do Jornal Semeadores, transpomos barreiras dessas muralhas, e conseguimos realizar o Ide deixado por Jesus, para evangelizar todo o mundo. Fico muito feliz com isso, só tenho que agradecer a Deus,  e a irmã também. E aproveito para solicitar mais um exemplar do Jornal, amém.
Flávio- SP.



Reflexão:

Vede que grande amor tem nos concedido o Pai, a ponto de sermos chamados de filhos de Deus, e, de fato, somos filhos de Deus. 1 João 3.1a.


Testemunho:
 A Surpresa de Deus em nossas vidas!
Estava no meu trabalho, quando recebi de um homem um recado de Deus, dizendo: Daqui a três meses, você receberá um presente de Deus, respondi amém, apenas .Esqueci, quase completamente este fato, devido a correria da vida, então um dia que estava com minha esposa Adriana, assistindo as ultra-sonografias, o Espírito Santo tocou a minha atenção, então observei a data, era exatamente o tempo de três meses, ali diante de nossos olhos, estava o presente de Deus, minha esposa estava grávida. Estávamos esperando está benção, já a 23 anos,pois não tínhamos filhos ainda, estou com 50 anos e minha esposa 40 anos,esperamos nesta promessa, de Deus e assim pela sua misericórdia, ocorreu em nossas vidas. Uma curiosidade, aqui entra a surpresa de Deus, em todas ultrassonografias constava ser uma menina, no dia do nascimento do bebê, em 04/04/2013, as 22hs10m, nasceu um lindo menino, que se chama Guilherme. Queremos agradecer a todos que oram pelo Ministério e pela minha família, Deus vai surpreendê-lo(a) também, apenas espere com paciência o tempo de Deus em sua vida, fiquem todos na paz do Senhor Jesus!
Missionário Valentim!

Hinos e poesias:

Quatro Por Um

Um milagre, eu precisava de um milagre
Quando os homens não puderam me atender
Um milagre, eu precisava de um milagre
Quando tudo parecia escuridão
E quanto mais eu precisei
A Tua mão me alcançou
E o milagre eu vi Você fazendo em mim
Os meus olhos se abriram
Pouca gente acreditou
Mas a Tua poderosa mão
A Tua poderosa mão
Refrão            
Eu vou contar pra todo mundo
O que Deus fez por mim
Eu vou contar as maravilhas de Deus
Deus restaurou a minha vida
Me deu uma voz
Para minha geração
Um milagre.

Leitor do Jornal Semeadores de Cristo !
Passatempo Bíblico:


Quem me entregar o passatempo, completo, estará concorrendo a um livro para Criança, vale até o final de Agosto.


Ação Social:
Aquele que sentir em ajudar nesta obra, fazendo doação, em selos, Bíblia, Harpas Cristãs, livros de edificação, envelopes, caderno, chamex, o que sentir no coração em doar, Principalmente Bíblias, selos podem ser cartelas, de pequeno valor 0,10, ajudará muito, para mais vidas serem alcançadas, através da palavra de Deus, e também, se desejar ajudar a manter o jornal, através de sua oferta voluntária, Banco Itaú: Agência: 6475, Conta Corrente: 09124-2.


Colecione nossas receitas:
Bolinho de Arroz:

Ingredientes:
·         2 xícara(s) (chá) de arroz cozido(s)
·         1 colher(es) (sopa) de manteiga 
·         1 unidade(s) de ovo
·         2 colher(es) (sopa) de parmesão
·         1 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
·         quanto baste de sal
·         quanto baste de pimenta-do-reino branca
·         quanto baste de salsinha
·          
·         Modo de fazer:
·         Amasse muito bem o arroz já cozido, fazendo uma papa. Misture todos os ingredientes. Acerte os temperos. Frite as colheradas em óleo bem quente. Deixe escorrer no papel toalha e se quiser, sirva com limão ou pimenta.

Agenda de Oração:

E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 
Tiago 5:18,

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."(Tiago 5:16).
Pedido de Oração:
Ana  Paula e família de Linhares; Valentim e esposa Adriana, agradecimento ao nosso Deus, pela vida do Guilherme, Antônio Vaz e família, Pastor Fernando e família, pelas famílias dos presidiários, enfermos, pelas almas que ainda não entregaram suas vidas a Jesus, pelos presidiários, todos colaboradores, e intercessores deste ministério...

O Pai pagou o preço:
O Sr. Gustavo controlava o dispositivo de elevação de uma grande ponte de trem sobre o rio. Sempre quando aparecia qualquer navio na baía, ele já estava mexendo nos controles. Um ele levou consigo o filho de dez anos. O trem das dez horas estava chegando cedo. A ponte tinha que descer depressa.
Ele olhou para traz procurando Pedrinho. Onde estava seu filho? Seu estomago se contraiu de medo. “Pedrinho” o gritou. Enquanto isso a grande ponte começava a descer. “ Papai, Papai”. O Pânico fez seu corpo gelar. Ele viu seu filho junto as grandes engrenagens da ponte, embaixo da cabine de controle. Os dentes gigantes já engoliam a jaqueta do menino.
Agora sua mão e seu braço e seu braço estavam sendo devorados. Seu corpo estava sendo puxado pela grande máquina.
O Sr. Gustavo, indeciso, estendia as mãos aos controles. O trem aproximava-se, estava cheio de passageiros. “Papai me ajude!”.  O terror da voz do menino quase fazia romper os nervos do pai. O pai olhava para o trem e depois para seu  filho. Sabia que era o último momento para escolher entre a vida de seu filho e as centenas de vidas no trem.
Ele manteve a decisão. A ponte descia lentamente na obra de misericórdia para com os passageiros. O Sr. Gustavo gritava de dor enquanto a engrenagem mia o corpo do menino.  Os gritos logo acenderam o barulho do trem. Os turistas do trem não tinham idéia do grande sacrifício que havia ocorrido em seu favor. Nos vagões confortáveis, eles sorriam e acenavam para o Sr. Gustavo.
Dois mil anos atrás ocorreram uma situação parecida. Deus mandou seu filho ao mundo. Ele viu seu filho sofrer e morrer. Era um grande sacrifício em nosso favor. Como vamos responder ao amor do Pai para conosco?
Dar um filho pelo próximo?
Que amor inexplicável!

Autor Desconhecido.

Meditação:



Jesus em breve voltará!
Momento de Oração:

Oremos: Pai, obrigada por mais esta edição do Jornal Semeadores de Cristo, venho lhe entregar minha vida em tuas mãos, faz de mim o teu querer Pai, obrigada em nome de Jesus. Pai entrego também cada Pai, que o Senhor os abençoe e os guarde, aleluias. Dê conforto pai, a cada pai, que está passando por alguma luta, ou perca, não sei qual o sofrimento deste pai, mas que o Senhor levante sobre ele seu rosto e lhe dê a paz, amém.
E obrigada Pai, por está benção que o Senhor deu ao Papai Valentim, com a chegada do Guilherme, obrigada por está linda dádiva, agradeço em especial pela vida de cada pai em nome de Jesus, amem!




7º Edição do Jornal Missionário Semeadores de Cristo!

 Jornal Missionário Semeadores de Cristo, plantando a semente a semente é a palavra de Deus! (Lucas 8.11).

Editorial:
Amados amigos e amigas, leitores do Jornal semeadores de Cristo, venho por meio de mais uma edição, junto com cada um de vocês, agradecer ao nosso Deus por mais está edição, que só foi possível, através das orações dos irmãos, da parceria de vocês, e da força que Deus tem dado, pois sem Jesus nada podemos fazer!
Quero continuar pedindo a vocês, que não deixe de orar por este trabalho, que é feito por amor, a obra de nosso Deus, com um único objetivo, de espalhar o evangelho de Jesus, não tem sido fácil, mas Jesus nos diz que todos que querem viver piamente em Cristo Jesus, devem padecer aflições. E Mateus 5.11, também nos diz assim: Bem aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem  todo mal contra vós.
Quando vos perseguirem irmãos, por causa da palavra de Deus, não desanime o Senhor é com vocês,  regozijai-vos e exaltai porque e grande o vosso galardão  no céu.
Que possamos continuar firme, nesta parceria em amor ao evangelho de Cristo, espalhando as boas novas de Jesus Cristo, onde ele mandar, não se calem falem de Jesus, onde estiverem, no serviço quando tiver oportunidade, na escola, nas ruas, sempre que encontrar um conhecido, fale de Jesus, seus vizinhos, e testemunhe também, que é muito importante, seja identidade de Cristo, onde estiver, que as pessoas sintam , Jesus em você, seja luz, onde estiver, aleluias! Orem por mim, estou fazendo o mesmo por vocês.
Deus abençoe, cada um de vocês, e suas famílias também.

Missionária Andréia Silva!


Colaboradores:
Pr.Vitorino Silva- RS, Irmão José Valcélio-Ceará, Inês Maria Moreira- Ceará, Irmão Mauro Bento, Baltazar-SP, Pb José Daniel- MG,Valentim-SP, Irmã Rakel-SP, Laurite-SC, Fernando Costa-RJ.


Oremos a favor de todos semeadores de Cristo por todo Brasil, e exterior, que levam a semente da palavra de Deus, cumprindo assim o Ide de Jesus, pelos Presidiarios, enfermos, nossos leitores, por todas as familias na terra, pela Igreja Perseguida, por todos pedidos de oração, que me chegarão, por mim, e por todos obreiros dedicados a obra de Deus, pelas almas que ainda não tiverão encontro verdadeiro com o Senhor...


A Águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos. Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinqüenta dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. São só cinco meses depois sai o formoso vôo de renovação e para viver então mais trinta anos. Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz. http://faroldavida.sites.uol.com.br/ahistoriadaaguia.htm
 
Ação Social:

Aquele que sentir em ajudar nesta obra, fazendo doação, em selos, Bíblia, Harpas Cristãs, livros de edificação, envelopes, caderno, chamex, o que sentir no coração em doar, Principalmente Bíblias, selos podem ser cartelas, de pequeno valor 0,10, ajudará muito, para mais vidas serem alcançadas, através da palavra de Deus, e também, se desejar ajudar a manter o jornal, através de sua oferta voluntária, Banco Itaú: Agência: 6475, Conta Corrente: 09124-2.

Escola Bíblica dominical:
Lição 7.

TEXTO ÁUREO


"Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha" (1 Co 11.26).

VERDADE PRÁTICA 

A Santa Ceia não é um mero símbolo; é um memorial da morte redentora de Cristo por nós e um alerta quanto à sua vinda.

O QUE É A SANTA CEIA

A Santa Ceia não é apenas um ato celebrado pela igreja, mas também uma proeminente doutrina bíblica. Em geral, todos sabem como proceder, todavia poucos conhecem a doutrina, pois depende do estudo da Palavra.
A Bíblia afirma que Paulo recebeu o ensino da Santa Ceia diretamente do Senhor: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei" (v.23). Provavelmente ele o tenha recebido durante os três anos em que estivera a sós com Deus na Arábia, sobre os quais as Escrituras silenciam (Gl 1.11,12,15-17).
São duas as ordenanças da Igreja Cristã originadas do ministério terreno de Nosso Senhor Jesus Cristo: o batismo e a Santa Ceia. Com o seu batismo, no rio Jordão, Ele iniciou o seu glorioso ministério (Mt 3.13-16), encerrando-o com a instituição da Santa Ceia, sua paixão e morte redentora (Mt 26.26-30). Enquanto o batismo fala da nossa fé em Cristo e ocorre apenas uma vez na vida do crente (Mc 16.16), a Ceia do Senhor diz respeito à nossa comunhão com Ele, e deve ser sempre renovada (Lc 22.14,15).
1. Definição e designações. A Santa Ceia é uma ordenança da Igreja, instituída por Jesus na noite em que ele foi traído. Na Bíblia, ela é chamada de "Ceia do Senhor" (1 Co 11.20) e "comunhão do corpo e do sangue de Cristo" (1 Co 10.16).
2. Ordenança ou sacramento. A Ceia do Senhor é conhecida pelos evangélicos como ordenança, por constituir-se numa ordem dada por Cristo aos santos apóstolos.
Os católicos romanos e certas alas do protestantismo costumam denominá-la de sacramento.

A Santa Ceia é uma ordenança instituída por Jesus.

O ELEMENTO DA SANTA CEIA

São elementos da Santa Ceia o pão e o vinho por representarem, respectivamente, o corpo e o sangue do Senhor Jesus.
1. O pão. Por ser este alimento o símbolo da vida, Jesus assim identificou-se aos seus discípulos: "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede" (Jo 6.35). Por conseguinte, quando o pão é partido, na celebração da Ceia, vem-nos à memória o sacrifício vicário de Cristo, através do qual Ele entregou a sua vida em resgate da humanidade caída e escravizada pelo Diabo.
2. O vinho. Identificado na Bíblia como "fruto da vide" e "cálice do Senhor" (Mt 26.29; 1 Co 11.27), o vinho na Ceia lembra-nos o sangue de Cristo vertido na cruz para redimir a todos os filhos de Adão: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1 Pe 1.18,19). Portanto, o pão e o vinho são, biblicamente, o memorial do Calvário; representam o corpo e o sangue de Cristo, oferecidos por Ele como sacrifício expiatório para redimir-nos de nossos pecados. É a explicita, profunda e confortadora simbologia das Sagradas Escrituras.

O vinho simboliza o sangue de Cristo, e o pão, o seu corpo.

 LIÇÕES DOUTRINÁRIAS DA SANTA CEIA

Vejamos algumas das lições ou ensinos doutrinários da Ceia do Senhor até a volta de Jesus.
1. A Santa Ceia é um mandamento do Senhor. Ele ordenou por duas vezes: "fazei isto em memória de mim" (vv.24,25).
2. É um memorial divino. "Em memória de mim" (vv.24,25). É um memorial da morte do Cordeiro de Deus em nosso lugar (1 Pe 1.18,19; Jo 1.29). Como tal, a Santa Ceia comemora algo já realizado (Lc 22.19).
Assim como a sociedade, o governo, o povo, as instituições particulares têm seus memoriais, aos quais estimam, honram e preservam, nós temos muito mais razão, dever, direito e prazer de sempre participar da Ceia do Senhor.
3. É uma profecia a respeito da volta de Jesus. "Anunciais a morte do Senhor até que venha" (v.26). A igreja ao celebrar a Ceia do Senhor, está também anunciando a todos a sua vinda. "E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai" (Mt 26.29).
4. Deve ser precedida de auto-exame do participante (v.25). Trata-se do auto-julgamento do cristão diante de Deus, quanto ao seu estado espiritual (v.31). Esse auto-exame deve ser feito com o auxílio do Espírito Santo e tendo a nossa consciência alinhada às Escrituras.
5. A ceia do Senhor e o discernimento espiritual do crente. Participar da Ceia sem discernir "o corpo do Senhor" (v.29), é ter os santos elementos da Ceia como coisas comuns, e não como emblemas do corpo e do sangue de Cristo.
6. É uma ocasião propícia ao recebimento de bênçãos. "O cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo?" (10.16). Portanto, Deus pode derramar copiosas bênçãos no momento da ceia. Houve milagres na preparação da primeira Ceia (Lc 22.10-13).
7. A Santa Ceia é um momento de gratidão a Deus. Na Ceia do Senhor todo crente deve ser agradecido. "E tendo dado graças" (v.24). Em todos os registros da Ceia vemos ação de graças a Deus: 1 Co 11.24; Mt 26.27; Mc 14.23; Lc 22.19.
8. A Santa Ceia é para os discípulos do Senhor. Conforme Lucas 22.14, Jesus levou apenas os Doze para a mesa da Páscoa, seguida da Ceia do Senhor. Se a Ceia fosse para qualquer um, Ele teria chamado a todos sem distinção. A Santa Ceia é para os santos em Cristo Jesus.
9. É um momento de profunda e solene devoção e louvor a Deus. "E, tendo cantado um hino" (Mt 26.30). Como Jesus cantou à sombra da sua cruz, não podemos compreender, nem explicar!
10. A Santa Ceia é alimento espiritual. Toda ceia destina-se a alimentar. Devemos participar desse Santo Memorial convictos, pela fé e esperança de que seremos novamente alimentados espiritualmente.
11. A Ceia do Senhor condena a duplicidade religiosa. "Não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios" (10.21). A Santa Ceia é incompatível com a duplicidade da vida espiritual do cristão (Sl 119.113; Mt 6.24; 2 Co 6.14).

A Ceia é um mandamento, um memorial, uma profecia, e um momento de gratidão.
CONCLUSÃO

Tendo em mente o exposto, devemos sentar-nos à mesa do Senhor, com discernimento, temor de Deus e humildade. Conscientizemo-nos, pois, de que, ali, não estão meros símbolos, mas o sublime memorial da paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Caso contrário, seremos contados como réus diante de Deus. Que o Senhor nos guarde a todos, por sua graça.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO


Subsídio Doutrinário

"A importância da Ceia do Senhor:
1. Passado. É um memorial da morte de Cristo no Calvário, para redimir os crentes do pecado e da condenação. Através da Ceia do Senhor, vemos mais uma vez diante de nós a morte salvífica de Cristo e seu significado redentor para a nossa vida. A morte de Cristo é nossa motivação maior para não cairmos em pecado e para nos abstermos de toda a aparência do mal (1 Ts 5.22).[...]
2. Presente. É um ato de comunhão com Cristo e de participação nos benefícios da sua morte sacrificial e, ao mesmo tempo, comunhão com os demais membros do corpo de Cristo (10.16,17). Nessa ceia, com o Senhor ressurreto, Ele, como anfitrião, faz-se presente de modo especial (cf. Mt 18-20; Lc 24.35). [...]
3. Futuro. É um antegozo do reino futuro de Deus e do banquete messiânico futuro, quando então, todos os crentes estarão presentes com o Senhor (Mt 8.11; 22.1-14). “Na Ceia do Senhor, toda essa importância acima mencionada só passa a ter significado se chegarmos diante do Senhor com fé genuína, oração sincera e obediência à Palavra de Deus e à sua vontade”.
(Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD. p.1753)
Questionário Bíblico:

1.      O que é a Santa Ceia?
2.     O que simboliza o pão?
3.     O que simboliza o vinho?
4.     Cite três lições doutrinárias da Santa Ceia do Senhor.
5.     Descreva o elemento profético da Santa Ceia do Senhor.

Testemunho:
Testemunho:
O PÃO DO CÉU
TESTEMUNHO
"A Paz do Senhor, amado! Vim dar testemunho de que o Senhor Jesus livrou minha filha Aline, de 32 anos, do vale da sombra da morte. Ela deu entrada na emergência, no dia 27/9/2012, (quinta-feira), as 6 h. da manhã, com enfarto, recebeu os primeiros socorros e ficou na U.T.I, mas, no dia seguinte foi transferida para um outro hospital de mais recursos. Fez cateterismo no dia 28/09, onde foi diagnosticada necrose de 50% do coração, ficou na U.T.I. No sábado, dia 29/09, o médico disse que ela estava de alta, mas permaneceu na U.T.I, por não ter vaga no quarto. No Domingo, dia 30/09, tive uma terrível notícia: que o estado dela havia piorado.  O coração não deu conta de bombear o sangue, por este motivo foi sangue para os pulmões, (edema pulmonar), somente um milagre faria com que ela sobrevivesse, disse a médica. E para piorar, na segunda feira, dia 01/10, teve uma parada cardíaca. Permaneceu uma semana na U.T.I em estado grave, encubada e sedada. Foi terrível!
Confiei no Deus Vivo, Todo Poderoso, mas confesso que fiquei com muito medo de perdê-la, pois disse ao Senhor: Que não permitisse que o inimigo tocasse num fio de cabelo dela, mas, todavia, fizesse a vontade dele. Mas, pela misericórdia, Ele deu mais uma chance à minha filha, devolvendo ela a mim e à nossa família. Louvado e engrandecido seja o Nome do Senhor Deus Todo Poderoso!
Pode divulgar este GRANDIOSÍSSIMO MILAGRE.
Quando ela me autorizar, vou enviar fotos de quando ela estava encubada e depois já no quarto, assistindo TV e tendo todas as assistências médicas.
No dia 11/10, Quinta feira, teve alta.
Ela só ficou ciente do que aconteceu ainda no hospital, depois que saiu do perigo e mostramos a ela as fotos que tiramos. Ela não entendia, por que tanto espanto das enfermeiras e de outra que retornou da folga, ate chorou ao vê-la no quarto. Cremos que o Senhor Jesus daria esta oportunidade a ela de ver estas fotos. Ela só lembrava de quando fez o cateterismo, dormiu e acordou no sábado, só que já tinha se passado uma semana.
DEUS É FIEL!”(Nininha).

Espaço do Leitor:
Orem por mim, e por todos meus familiares, estamos lutados, perdi minha mãe.
Leia- Vila Velha.
Irmãos gostaria de agradecer as orações, e agradeço este lindo trabalho, que a senhora está fazendo para o Senhor, junto aos semeadores, para honra e glória ao nosso Deus. Irmã graças a Deus por este estudo muito abençoado, eu precisava ter um encontro especial com Deus, e agora através deste estudo pude ver a verdadeira mudança de um homem e uma mulher que ler e  atenta para obedecer , a verdade tudo pela verdade, Jô 8.32 e 2 Coríntios 13.8.
Irmã vale a pena, tudo o que eu queria era poder está ajudando nesta obra, espero em breve estar no semi-aberto cada oportunidade que tiver para contribuir, na medida do possível, não medirei esforços, se Deus quiser, em nome de Jesus.
Tudo o que quero irmã, é sair daqui para ir a Igreja, receber oração e orar, e agradecer a Deus em nome de Jesus , por sua bondade e misericórdia, por sua graça ele tem me dado vida, e mesmo não  agradando ele muitas das vezes, ele tem suprido as minhas necessidades, em tudo isso, é porque ele é um Deus fiel. Nós falhamos mas ele não falha, somos infiel as vezes, mas ele permanece fiel.
Agradeço aos estudos, pelo Jornal, e peço que me envie o estudo em folha separada, amém?
Irmão Elizeu de Jesus-SC.


Trocando cartas:
Este espaço somente pelo exemplar do Jornal Semeadores de Cristo, adquira agora mesmo pela Caixa Postal 105- Vila Velha- ES. Cepe: 29100-970.

Passatempo Biblico:



Patê de ricota:


Ingredientes:

·         1 maço de cebolinha verde
·         1 lata de creme de leite
·         1 xícara (chá) de ricota amassada
·         sal e pimenta-do-reino a gosto.

modo de preparo:




Lave e pique muito bem a cebolinha. Acrescente os demais ingredientes amassados.
Deixe resfriar na geladeira por 15 minutos e sirva.

Pergunta que vale Prêmio:
O Acertador da pergunta que vale Prêmio do mês de Maio, foi o Nelson Valeriano Leme.
A pergunta foi:
Que cidade foi exortada a cortar seus cabelos? Resposta Certa é:  Jeremias 7.29.

Voltando da Guerra:
Está História é sobre um soldado que finalmente estava voltando para casa depois e ter lutado no Vietnã.
Ele ligou para seus pais quando chegou em São Francisco:
-Mãe, Pai, eu estou voltando para casa, mas, eu tenho um favor a pedir. Eu tenho um amigo que gostaria de trazer comigo.
-Claro! Nós adoraríamos saber- continuou o filho
-Ele foi terrivelmente ferido na luta; pisou em uma mina e perdeu um braço e uma perna. Não tem nenhum lugar para ir e, por isso, eu quero que ele venha morar conosco.
-Eu sinto muito em ouvir isso filho, nós talvez possamos encontrar um lugar para ele morar.
_Não, eu quero que ele venha morar conosco.
_Filho, você não sabe o que esta pedindo. Alguém com tanta dificuldade seria um grande fardo para nós. Nós temos nossas próprias vidas e não podemos deixar que uma coisa como esta interfira em nosso modo de viver.
Acho que você deveria voltar para casa e esquecer este rapaz. Ele encontrará uma maneira de viver por si mesmo.
Neste momento o filho bateu o telefone. Os Pais não ouviram mais nenhuma palavra dele.
 Alguns dias depois, eles receberam um telefonema da polícia de São Francisco. O filho havia morrido, depois de ter caído de um prédio.
Os Pais angustiados voaram  para São Francisco e foram levados para o necrotério a fim de identificar o corpo do filho.
Eles o reconheceram, mas, para o seu horror, descobriram que o filho deles tinha apenas um braço e uma perna.
Os Pais, nesta história são como muito de nós.
Achamos fácil amar aqueles que são bonitos ou divertidos, mas, não gostamos das pessoas que nos incomodam ou nos fazem sentir desconfortáveis.
De preferência, ficamos longe delas e de outras que não são saudáveis, precisamos aceitar as pessoas como elas são, e ajudar a todos a compreender aqueles que são diferentes de nós.
Há um milagre chamado amizade, que mora em nosso coração.
Você não sabe como ele acontece ou quando surge.
Mas, você sabe que este sentimento especial aflora e percebe que a amizade é o presente mais precioso de Deus.
Enviado por Marilza Tavares da Silva- Carepebus RJ.


Momento de oração:


Pai, em nome de Jesus venho lhe agradecer, por que até aqui nos ajudou o Senhor, por cada texto, aqui postado, na direção do Espírito Santo de nosso Deus, obrigada pela vida de cada leitor, pelas crianças, pelos adultos, pelos adultos da maior idade, por todos que nos acompanha, pelo blog, por todo este Brasil, e exterior ,que também nos acompanha através das cartas, peço em nome de Jesus, que o Senhor os abençoe, derramando muita unção na vida de cada um, e os proteja de todo o mal, sabemos Pai, que todos que o temem, o Senhor nos livra de todo o mal, a tua palavra em Salmos 34.7, nos garante isso, coloco em tuas mãos, a essa vida, que se encontra desenganada, também, por essa vida, que descobriu que tem um câncer, mas que ela possa  ser fortalecida, com tuas mãos sobre ela, e cremos em tua cura, pois para o Senhor tudo é possível ao que crer, aleluias. Em nome de Jesus Pai, obrigada por tudo, e também por mais está edição, amém.

Reflexão:
Amáras o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, alma e entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. Mateus 22.37-38.
“A prova de nosso amor por Deus é a nossa obediência aos seus mandamentos.”